Álgebra: Equivalência entre dois membros
Por
30/11/2022
Compartilhe:
Jornalismo
Por
30/11/2022
Habilidade focal relacionada
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Objeto de conhecimento relacionado
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
Conhecimentos prévios
Comentários para os professores
Esta habilidade traz uma ampliação do trabalho previsto na habilidade EF04MA15 na qual o aluno, por meio de investigações, conclui o princípio aditivo e, agora, o princípio multiplicativo das igualdades. No caso do princípio multiplicativo, ao multiplicarmos ou dividirmos ambos os membros de uma igualdade por um mesmo valor (não nulo), a expressão obtida permanece sendo uma igualdade. Por exemplo, a partir de investigações, os alunos podem verificar que se 2 + 6 = 5 + 3 então 4 x (2 + 6) = 4 x (5 + 3) e que se 16 - 6 = 8 + 2 então (16 - 6) : 5 = (8 + 2) : 5.
Portanto, ao término do 5º ano espera-se que o estudante compreenda que a relação de igualdade existente entre duas expressões numéricas, que envolvam operações fundamentais entre números naturais, permanece quando se adicionam, subtraem, multiplicam ou dividem ambas as expressões por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Descrição das atividades:
O plano de aula Descobrindo Equivalência Usando Adição e Subtração, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
Descrição das atividades:
O plano de aula Trabalhando Equivalência na Multiplicação, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo de aprendizagem:
Últimas notícias