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Jornalismo

Probabilidade e Estatística: Interpretação de dados em tabelas e gráficos III

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30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Dados organizados em tabelas e gráficos (colunas ou barras simples e duplas ou pictóricos): leitura, interpretação e produção de texto/síntese das análises.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Ler e analisar gráficos em barras simples ou múltiplas com e sem recurso tecnológico.
  • Ler e analisar tabelas simples e de dupla entrada.
  • Produzir textos baseados na análise de dados contidos em gráficos e tabelas.
  • Identificar um problema a ser pesquisado, selecionar a amostra da população a ser investigada, organizar a forma de abordá-lo, de coletar e organizar e representar dados (variáveis categóricas e numéricas), usando o meio mais adequado para isso com e sem o uso de tecnologias digitais.
  • Construir gráficos de barras simples ou múltiplas, ou tabelas simples ou de dupla entrada com base em dados coletados e organizados na pesquisa.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.
  • (EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade retoma e amplia o trabalho proposto na habilidade EF03MA27, incluindo representações através de pictogramas (gráficos elaborados com apoio de figuras). Pressupõe-se que ao desenvolver esta habilidade o estudante já tenha tido algum tipo de contato com a análise e interpretação de gráficos e que seja possibilitado a escrita das conclusões por ele elaboradas a partir da análise do gráfico.

Em relação a habilidade EF04MA28, espera-se que o professor retome o trabalho previsto na habilidade EF03MA28 com a inclusão das variáveis quantitativas (além das variáveis categóricas/qualitativas). Como o próprio nome pressupõe, as variáveis quantitativas são aquelas nas quais há a possibilidade de serem representadas através de números, sejam estes referentes a quantidades ou a medidas. O trabalho envolvendo as etapas do método estatístico (elaboração de hipótese, coleta, tratamento de dados, apresentação e conclusão) continua evidenciado na habilidade, desde que os temas sejam relevantes ao interesse dos estudantes.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 13 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de analisar dados expressos em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos.

Plano de aula: Descobrindo as Variáveis (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Descobrindo as Variáveis, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Introduzir o conceito de tipo de variáveis na pesquisa estatística.

Plano de aula: Representando Graficamente (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Representando Graficamente, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Organizar dados em tabelas de dupla entrada e em gráfico de colunas múltiplas.

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