Compartilhe:

Jornalismo

Números: Resolvendo problemas de adição e subtração II

Por

30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Construção de fatos básicos da adição e subtração: utilização de estratégias pessoais de cálculo (cálculo mental e estimativas) e resolução de problemas com diferentes formas de resolução.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Construir os fatos básicos da adição e da subtração tomando por base situações-problema para a construção de um repertório a ser utilizado no cálculo dessas operações.
  • Resolver adições com soma até 10 e subtrações com diferença até 10 e do tipo 10 - x e com diferença entre 0 e 9, usando a estimativa e o cálculo mental para obter os resultados.
  • Resolver e elaborar problemas de adição e subtração relacionados às ideias de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo.
  • Resolver situações-problema e construir, com base nelas, o significado da adição e da subtração.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

A partir de situações nas quais é necessário que o estudante opere com pequenas quantidades (números menores que 10), é possível construir os fatos básicos da adição e subtração. Dessa maneira, pode-se estabelecer relações importantes que sempre serão utilizadas pelo estudante. Por exemplo, conhecer que 5 + 2 = 7 (fato básico da adição) contribui para que o estudante entenda que 7 - 2 = 5 e que 7 - 5 = 2 (fatos básicos da subtração). Ao mesmo tempo, esses fatos básicos permitem aos estudantes realizar cálculos maiores futuramente. Ao realizar 15 + 7, o estudante poderá pensar 15 + 5 + 2 = 20 + 2 = 22. Finalmente, é possível apresentar os sinais de adição e de subtração (que indicam ações) e o sinal de igual (que representa equivalências entre as quantidades). Obter o mesmo número de diferentes maneiras auxilia o estudante no desenvolvimento da ideia de equivalência (obter 5 como 1 + 4, 2 + 3, 6 - 1 é um exemplo deste caso). Quanto ao desenvolvimento da habilidade EF02MA06, pode-se solicitar ao estudante, por exemplo, que proponha situações onde haja a necessidade de:


(i) agrupar um grupo com 8 objetos com outro grupo com 3 objetos (ideia de juntar);


(ii) inserir, em um grupo com 8 objetos, outros 3 novos objetos (ideia de acrescentar);


(iii) remover, de um grupo com 11 objetos, 3 deles (ideia de separar);


(iv) solicitar que, de um grupo com 11 objetos, sejam diminuídos 3 objetos (ideia de tirar).


Dessa maneira, vários conceitos são mobilizados simultaneamente, a saber: conhecimento numérico; fatos básicos da adição; fatos básicos da subtração; ideias elementares das operações (adição/subtração); resolução e elaboração de situações-problemas; estratégias pessoais de cálculo; e diferentes registros para a representação da solução.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 2º ano - Item 2 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de resolver problemas de adição e de subtração, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Avaliações Diagnósticas de Aprofundamento (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 3º ano - Item 4 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Plano de aula: Adicionando com Tampinhas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Adicionando com Tampinhas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Resolver adições com números de até dois algarismos, utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Plano de aula: Solucionando os Problemas! (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Solucionando os Problemas!, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Identificar nas situações-problemas se a operação que deverá ser utilizada será de adição ou subtração a partir dos diferentes significados (acrescentar, juntar, comparar e retirar) e por meio de estratégias pessoais resolvê-las.

Veja mais sobre

Últimas notícias