Compartilhe:

Jornalismo

Grandezas e Medidas: Medindo e pesando II

Por

30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Comprimento: medição, estimativa e comparação, unidades de medidas padronizadas (metro e centímetro) ou não e uso de instrumentos adequados.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar diferentes unidades de medida de comprimento (m e cm).
  • Identificar a unidade de medida de comprimento mais adequada para realizar uma medição, como o centímetro para medir lado de polígonos e o metro para medir lado de salas.
  • Estimar, medir e comparar comprimentos utilizando diferentes unidades de medida, tais como o metro e o centímetro, e diferentes instrumentos de medida padronizados e não padronizados.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais e cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para desenvolver esta habilidade, é necessário que o estudante:


(i) identifique que o comprimento é uma grandeza que pode ser medida;


(ii) saiba que medir é comparar quantas vezes a unidade de medida utilizada está contida na grandeza que se pretende medir;


(iii) expresse a relação citada anteriormente através de um número e uma unidade de medida.


O caráter investigativo é importante neste caso, pois propicia ao estudante experimentar diferentes instrumentos de medidas para efetuar uma medição. Por exemplo, ao medir o comprimento de uma parede usando o estojo, passos (instrumentos não usuais) e até mesmo o metro (medida-padrão), é possibilitado ao estudante estabelecer relações entre o número e a unidade de medida usada (quanto maior for a unidade padrão, menos vezes ela será utilizada na medição). Trata-se, neste caso, de uma conclusão fundamental para que o estudante faça a distinção entre utilizar o metro ou o centímetro para efetuar determinada medição. Espera-se que a aprendizagem sobre as unidades metro e centímetro seja mobilizada com fluência até o final do 3º ano, a qual representa apenas parte desta habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 2º ano - Item 6 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de medir comprimentos que possam ser expressos por números naturais, utilizando uma régua comum.

Plano de aula: Desafio das Medidas II (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Desafio das Medidas II, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Compreender ideias de medidas de comprimento com unidades padronizadas em diferentes situações do cotidiano.

Plano de aula: Estimando e Medindo Utilizando Medidas Não Padronizadas e Padronizadas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Estimando e Medindo Utilizando Medidas Não Padronizadas e Padronizadas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Realizar estimativas e medições entre medidas de comprimento utilizando medidas não padronizadas e padronizadas.

Veja mais sobre

Últimas notícias