Compartilhe:

Jornalismo

Geometria: Nomeando figuras planas

Por

01/12/2022

Habilidade focal relacionada

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Figuras geométricas planas (quadrados, retângulos, triângulos e círculos): nome, características, semelhanças e diferença.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Observar, reconhecer e nomear figuras geométricas planas, tais como círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
  • Comparar as figuras geométricas planas entre elas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), levantando características de cada uma bem como semelhanças entre elas.
  • Reconhecer as figuras planas estudadas em diferentes disposições e em sólidos geométricos estudados.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para o desenvolvimento desta habilidade, é possível desenvolver um trabalho no qual os estudantes possam observar o mesmo sólido geométrico a partir de diferentes pontos de vista e, assim, reconhecer as figuras planas que o formam. Dessa maneira, os estudantes podem conceber características importantes das figuras planas, como apresentarem (ou não) lados e vértices. A representação através de desenhos de diferentes pontos de vista do mesmo sólido geométrico contribui, também, na progressão dos níveis de compreensão geométricos do estudante, uma vez que ele começa a identificar as características do sólido geométrico estudado.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 2º ano - Item 5 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de reconhecer figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em diferentes disposições.

Plano de aula: Figuras Planas em Ambientes (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Figuras Planas em Ambientes, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Fazer observações em ambientes da escola localizando figuras planas.
  • Analisar, localizar e diferenciar as figuras planas, como retângulo, círculo, quadrado e triângulo de acordo com a característica da medida dos lados.

Plano de aula: Figuras Planas em Obras de Arte (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Figuras Planas em Obras de Arte, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Reconhecer, identificar e nomear as figuras planas em obras de arte.

Veja mais sobre

Últimas notícias