Geometria: Nomeando figuras planas
Por
01/12/2022
Compartilhe:
Jornalismo
Por
01/12/2022
Habilidade focal relacionada
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Objeto de conhecimento relacionado
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Para o desenvolvimento desta habilidade, é possível desenvolver um trabalho no qual os estudantes possam observar o mesmo sólido geométrico a partir de diferentes pontos de vista e, assim, reconhecer as figuras planas que o formam. Dessa maneira, os estudantes podem conceber características importantes das figuras planas, como apresentarem (ou não) lados e vértices. A representação através de desenhos de diferentes pontos de vista do mesmo sólido geométrico contribui, também, na progressão dos níveis de compreensão geométricos do estudante, uma vez que ele começa a identificar as características do sólido geométrico estudado.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de reconhecer figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em diferentes disposições.
Descrição das atividades:
O plano de aula Figuras Planas em Ambientes, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
Descrição das atividades:
O plano de aula Figuras Planas em Obras de Arte, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
Últimas notícias