Compartilhe:

Jornalismo

Números: Resolvendo problemas de adição e subtração I

Por

30/11/2022

Habilidade focal relacionada

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Adição e subtração, envolvendo estratégias pessoais de resolução de problemas com diferentes ideias e formas de solução relacionadas a essas operações.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver e elaborar problemas de adição e subtração relacionados às ideias de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades com suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registros pessoais.
  • Resolver situações-problema e construir, com base nelas, o significado da adição e da subtração.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para que haja a apropriação das ideias elementares da adição e subtração, o estudante deve ter a oportunidade de resolver e elaborar diferentes situações, exemplo: se na sala há 10 meninos e 7 meninas, quantas crianças temos ao todo? (ideia de juntar); se no pátio havia 10 meninos e chegaram mais 7 meninas, quantas crianças estão no pátio? (ideia de acrescentar); se na quadra havia 17 crianças e 10 delas são meninos, quantas seriam as meninas? (ideia de separar); se no parque havia 17 crianças e 10 delas foram embora, quantas crianças ficaram? (ideia de retirar). É previsto pela habilidade que em alguns casos os estudantes sintam a necessidade de representar tais situações através de figuras ou usar materiais manipulativos. Para que a habilidade seja desenvolvida, é necessário que o estudante tenha conhecimento numérico e que possa registrar a resolução de cada situação da sua própria maneira, usando suas próprias palavras, desenhos, símbolos pessoais. Incentivar o uso de diferentes representações e analisá-las com o grupo são excelentes oportunidades para que os alunos desenvolvam a argumentação e avancem na construção da linguagem matemática.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 2 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar quantidades utilizando diferentes estratégias: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.

Avaliações Diagnósticas de Aprofundamento (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 2º ano - Item 4 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Plano de aula: A ideia de retirar (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula A Ideia de Retirar, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Potencializar o raciocínio lógico através do jogo.
  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando as ideias de retirar e separar.
  • Utilizar procedimentos próprios de resolução, envolvendo as ideias de retirar e separar.
  • Discutir as diferentes resoluções dos estudantes.

Plano de aula: Resolução de Situações-Problema de Adição no Contexto do Jogo (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Resolução de Situações-Problema de Adição no Contexto do Jogo, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Contar, quantificar e representar números através do jogo Monte de Três.
  • Resolver situações-problema advindas do jogo, como contexto de problematização, sistematizando os conceitos de juntar, acrescentar e comparar.
  • Refletir sobre algumas situações de registro.

Veja mais sobre

Últimas notícias