Conheça uma experiência de como metodologias ativas podem estar presentes no dia a dia do Ensino Médio
Estratégia permite que o aluno produza conhecimento e trabalhe com criatividade e reflexão
PorNOVA ESCOLA
23/05/2022
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
23/05/2022
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), gamificação e ensino híbrido são metodologias ativas presentes em muitas escolas. Com o Novo Ensino Médio, por exemplo, esses recursos surgem para dar mais protagonismo aos alunos e estimular a participação deles.
Na EE Professora Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza, na zona sul de São Paulo (SP), tais estratégias são utilizadas em oposição ao modelo tradicional, em que o professor faz a exposição sem abrir espaço para debate, interferência ou contribuição do aluno.
No caso da ABP, por exemplo, escolhe-se um tema orientador com o qual cada turma irá trabalhar para construir conhecimento, dialogar e fazer ligações com saberes próprios e coletivos. Para mostrar de que maneira isso acontece na prática, a reportagem em vídeo a seguir conta como essa metodologia ativa foi aplicada em atividades sobre a Semana da Arte Moderna, que completou cem anos em 2022.
Os professores mostram que autonomia, problematização da realidade, trabalho em equipe e mediação da aprendizagem são elementos essenciais nesse contexto. Confira:
Este conteúdo faz parte do projeto Recomposição de Aprendizagem no Ensino Médio. Confira aqui os demais conteúdos produzidos.
Últimas notícias
Acolhimento
Como cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes na volta ao presencial?
Crescem os casos de ansiedade, depressão e agressividade que, em parte, foram agravados pela pandemia. Acolhimento dos alunos e parceria com as famílias são fundamentais para o diagnóstico e encaminhamento
Entenda em 3 minutos
Qual é a diferença entre recuperação, reforço e recomposição de aprendizagens?
Apesar de terem semelhanças, eles não são iguais. Entenda o que significa cada um deles em vídeo curto
Recomposição de aprendizagens
Anos Iniciais: o que levar em conta ao avaliar a aprendizagem dos alunos
Professores e especialistas falam sobre a importância desse processo ser multidimensional para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes do 1º ao 5º ano
Campos de experiência
Educação Infantil: o papel do professor como mediador das aprendizagens
Compreender as concepções de criança e de escola são pontos de partida para planejar boas intervenções
Leitura
Língua Portuguesa: a importância de ser um professor leitor
Para formar alunos leitores, é preciso que os educadores também mergulhem nesse universo – e não faltam boas opções para impulsionar nossa prática pedagógica