Compartilhe:

Parceria

Prosperity Fund

Jornalismo

O que é o Novo Ensino Médio?

Vídeo com especialista apresenta as principais mudanças resultantes da reforma na etapa

PorCamila Cecílio

29/03/2022

Ilustração abstrata de aluno explorando as diferentes trilhas formativas possíveis por conta do novo ensino médio.
Crédito: Duda Oliva/NOVA ESCOLA

Não é de hoje que o Ensino Médio representa um desafio para as redes de ensino e escolas de todo o país. Desde a primeira edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2005, os três anos finais da Educação Básica têm os piores resultados entre as etapas avaliadas. 

Outro problema histórico é a taxa de evasão. Apesar da tendência de queda nos últimos anos, os jovens que deixaram a escola sem concluir o Ensino Médio ainda representam 4,4% da população de 15 a 17 anos, segundo levantamento realizado pelo Todos Pela Educação com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do segundo trimestre de 2021.

Foi procurando driblar esse contexto que a Lei Federal 13.415, mais conhecida como Reforma do Ensino Médio, foi aprovada. Com o início de sua implementação previsto para este ano, a reformulação busca, sobretudo, colaborar para a construção de um currículo que dialogue mais diretamente com os anseios, identidades e interesses da juventude. 

Para tanto, a reforma instituiu uma série de mudanças na etapa. No vídeo a seguir, Raph Gomes, professor de Química e consultor em Educação detalha as principais, bem como outros pontos do Novo Ensino Médio que merecem destaque. Confira: