Compartilhe:

Jornalismo

Os principais conflitos - Guerra do Paraguai. Ilustração: Bruno Algarve

Os principais conflitos
1
Em 1864, o Brasil invade o Uruguai para afastar do poder o setor blanco radical. Esse grupo convence o Paraguai de que os brasileiros iriam voltar-se contra sua soberania. 

2 O exército paraguaio invade o Mato Grosso, em 1864, e a província argentina de Corrientes, em 1865, iniciando a guerra. Brasil e Argentina defendem seus territórios.
 
3 Ao mesmo tempo, inicia uma guerra civil no Uruguai entre blancos e colorados, grupo que vence e tem o apoio de Brasil e Argentina. Uruguai une-se ao bloco brasileiro. 

4 Em 1870, o brasileiro duque de Caxias (1803-1880) impede que o Paraguai domine o Mato Grosso. O líder paraguaio Solano López (1827-1870) morre em batalha, e a guerra termina.


O Brasil lutou para defender o Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), invadido pelo Paraguai. Para entender a guerra, porém, é essencial saber que estavam envolvidos dois blocos de países. De um lado, Brasil, Argentina e parte do Uruguai. De outro, Paraguai e outro grupo uruguaio. As batalhas começaram em 1864 e se estenderam por quase seis anos (leia o infográfico). Os conflitos trouxeram grandes prejuízos ao Brasil num período de crescimento e aumento da exportação e das demandas por infraestrutura. Mesmo com as dificuldades em lidar com as epidemias, a falta de comunicação e a escassez de alimentos, o bloco do Brasil foi vitorioso, já que conseguiu evitar que o Paraguai dominasse as terras em disputa.


Consultoria Francisco Doratioto, professor da Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro Maldita Guerra, Nova História da Guerra do Paraguai.

Pergunta enviada por Adriana Nogueira Pena das Neves, São João do Meriti, RJ

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias