Como foi a participação do Brasil na Guerra do Paraguai?

História do Brasil

POR:
Beatriz Santomauro, Rita Trevisan, NOVA ESCOLA
Os principais conflitos - Guerra do Paraguai. Ilustração: Bruno Algarve

Os principais conflitos
1
Em 1864, o Brasil invade o Uruguai para afastar do poder o setor blanco radical. Esse grupo convence o Paraguai de que os brasileiros iriam voltar-se contra sua soberania. 

2 O exército paraguaio invade o Mato Grosso, em 1864, e a província argentina de Corrientes, em 1865, iniciando a guerra. Brasil e Argentina defendem seus territórios.
 
3 Ao mesmo tempo, inicia uma guerra civil no Uruguai entre blancos e colorados, grupo que vence e tem o apoio de Brasil e Argentina. Uruguai une-se ao bloco brasileiro. 

4 Em 1870, o brasileiro duque de Caxias (1803-1880) impede que o Paraguai domine o Mato Grosso. O líder paraguaio Solano López (1827-1870) morre em batalha, e a guerra termina.


O Brasil lutou para defender o Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), invadido pelo Paraguai. Para entender a guerra, porém, é essencial saber que estavam envolvidos dois blocos de países. De um lado, Brasil, Argentina e parte do Uruguai. De outro, Paraguai e outro grupo uruguaio. As batalhas começaram em 1864 e se estenderam por quase seis anos (leia o infográfico). Os conflitos trouxeram grandes prejuízos ao Brasil num período de crescimento e aumento da exportação e das demandas por infraestrutura. Mesmo com as dificuldades em lidar com as epidemias, a falta de comunicação e a escassez de alimentos, o bloco do Brasil foi vitorioso, já que conseguiu evitar que o Paraguai dominasse as terras em disputa.


Consultoria Francisco Doratioto, professor da Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro Maldita Guerra, Nova História da Guerra do Paraguai.

Pergunta enviada por Adriana Nogueira Pena das Neves, São João do Meriti, RJ

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias