Como a América Latina influenciou Che Guevara?

Revolução Cubana

POR:
Beatriz Santomauro, NOVA ESCOLA, Gabriela Portilho
Como a América Latina influenciou Che Guevara?. Ilustração: Bruno Algarve

1 O início da jornada Ernesto Che Guevara (1928-1967) sai de sua terra natal, a Argentina, em 1951, e viaja por 15 países da América Latina. Essa experiência o inspirou com ideias que, mais tarde, culminariam na Revolução Cubana. 

2 Nas minas de cobre Em seu primeiro destino, o então estudante de medicina se depara com um povo que vivia em condições piores do que as do seu. Em uma jazida de cobre, fica tocado com as péssimas condições de trabalho. 

3 Entre ruínas e pobreza Em 1952, em meio ao que restou do Império Inca, Che nota os traços indígenas dos peruanos e a miséria em que vivem e identifica semelhanças econômicas e culturais entre as nações da América Latina. 

4 A guerra vista de perto Após presenciar um dos eventos políticos mais importantes do período, a guerra entre Honduras e Guatemala, em 1953, inscreve-se nas brigadas de saúde para apoiar o governo guatemalteco. 

5 Contatos importantes Em 1954, é apresentado aos irmãos Raúl e Fidel Castro, que foram presos por uma tentativa de golpe em Cuba e estão exilados no México. Criam o Movimento Revolucionário 26 de Julho. 

6 Viva la revolución! Em 1956, atua como médico e guerrilheiro do Movimento. Ajuda Fidel a derrubar o governo de Fulgêncio Baptista (1901-1973) em Cuba. Torna-se ministro da Indústria e presidente do Banco Nacional. 

7 O fim da vida Deixa Cuba em 1967 para propagar os ideais da revolução em outros países. Na Bolívia, encontra dificuldades com a língua indígena e com a falta de adesão do povo local. Aos 39 anos, é assassinado.


Fontes Primeiras Viagens (Ernesto Che Guevara, 159 págs., Ed. Scritta, edição esgotada) e Outra Vez (Ernesto Che Guevara, 239 págs., Ed. Ediouro, tel. 21/3882-8400, 34,90 reais).

Pergunta enviada por Maria das Graças de Abrantes, Souza, PB

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias