Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
01 de Maio de 2012 Imprimir
5 4 3 2 1

O que é areia movediça? Ela é mesmo perigosa?

Solo

Por: Beatriz Santomauro, NOVA ESCOLA, Luiza Andrade, Gabriela Portilho

É um fenômeno da natureza comum em ambientes com a presença de solos arenosos e muita água, como margens de rios, lagoas, lagunas, manguezais, pântanos, praias e regiões próximas a fontes subterrâneas. Abaixo da superfície, essa água em abundância preenche todos os espaços existentes entre as partículas que formam o solo, saturando-o. O atrito entre os grãos diminui e eles passam a se mover com facilidade - daí a expressão "movediça" - e não sustentam peso. Abaixo, mitos e verdades sobre o tema.

Mitos

Areia movediça. Ilustração: Bruno Algarve

Se você entrar na areia movediça, morre O corpo humano é menos denso do que esse meio, por isso não afunda totalmente nele.

Areia movediça. Ilustração: Bruno Algarve

Todos os poços de areia movediça são fundos Em geral, esses locais não ultrapassam 1 metro de profundidade.

Verdades

Areia movediça. Ilustração: Bruno Algarve

Para sair de um poço de areia, o melhor é flutuar Pela diferença de densidade, a tendência do corpo é flutuar. Para isso, deve-se ficar tranquilo, abrir os braços para aumentar a superfície de contato e boiar. Entrar em pânico e se debater pode fazer o corpo afundar.

Areia movediça. Ilustração: Bruno Algarve

Em zona costeira, existe o risco de morte Quem fica preso na areia movediça perto da praia e não consegue se soltar antes de a maré subir pode correr o risco de se afogar - o perigo, nesse caso, não é a areia movediça, mas o nível do mar.


Consultoria João Rodrigues Nunes, professor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa Filho" (Unesp), campus de Presidente Prudente, e Michael Hafran Filaerdi, do Instituto Sangari, em São Paulo.

Pergunta enviada por Tatiane Feliciano dos Anjos, São José, SC

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar