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Consumismo e o lixo eletrônico

Plano de aula sobre o consumismo e o lixo eletrônico para trabalhar Educação Financeira no 7o ano do Ensino Fundamental

POR:
novaescola

Descrição do plano

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar.

Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF07GE06, EF07GE08 e EF69LP22 que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não foram contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

O plano trata das temáticas de consumismo e o lixo eletrônico. Com ele pretende-se que os alunos reflitam sobre como o consumo exagerado pode prejudicar a sociedade e o meio ambiente. A intenção do plano é que os estudantes se conscientizem sobre como o consumo excessivo de eletrônicos pode, além de prejudicar a saúde financeira, impactar diretamente na vida da comunidade, poluindo o ambiente em que vivemos.

Habilidades

  • (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
  • (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
  • (EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

Ano

  • 7o ano do Ensino Fundamental

Objeto de conhecimento

  • Consumismo.
  • Bens de consumo.
  • Consumo consciente.
  • Lixo eletrônico.
  • Gastos e consciência financeira.
  • Impactos ambientais.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar atividades de consumo que geram lixo eletrônico.
  • Relacionar o consumo de bens com o aumento de lixo eletrônico no planeta. 
  • Planejar ações de consumo consciente.

Competências gerais

  • 1 - Conhecimento. 
  • 2 - Pensamento científico, crítico e criativo.
  • 4 - Comunicação. 
  • 6 - Trabalho e projeto de vida 
  • 7 - Argumentação. 
  • 8 - Autoconhecimento e autocuidado.
  • 9 - Empatia e cooperação. 

1. Para começar

Sobre os planos de educação financeira

A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula. 

Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal. 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

 

Ação prévia

Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que esteja contemplada neste plano e que aborde o tema “consumo”. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item Para se aprofundar... e embasar seu trabalho. 

É importante saber que vocês trabalharão com um quadro chamado SQA. 

O SQA é uma ferramenta que tem a intenção de facilitar a aprendizagem significativa durante todo o processo de aprendizagem. Ele é também chamado de quadro de investigação. Inicialmente, serão coletados os conhecimentos prévios dos alunos, na sequência, o que o grupo quer saber, e, por fim, as aprendizagens. 

Ele ficará organizado assim: O que já SEI    |    O que QUERO SABER    |    O que APRENDI

Para se aprofundar 

2. Aula

Orientações iniciais

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

  • imagens de revistas, charges e outros impressos ou digitais que mostrem o acúmulo de lixo eletrônico no planeta; 
  • quadro da sala de aula dividido em três colunas: O que já SEI; O que QUERO SABER; O que APRENDI;
  • computador, notebook, tablet ou celular conectado à internet (na falta, alguns materiais indicados neste plano);
  • reportagens de jornais e impressos (sugeridos a seguir) com os temas: descarte do lixo eletrônico, impactos do consumo excessivo de eletrônicos para as famílias,  como os eletrônicos poluem o solo, para onde vai o lixo eletrônico, empresas que cuidam do descarte de eletrônicos, consumo exagerado de eletrônicos e a vida em sociedade, entre outros.

Materiais de apoio:

Organização da aula:

Contexto

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Organize, previamente, a sala em círculo e garanta um número razoável de imagens semelhantes às deste plano e faça-as circular pela sala. Caso seja possível, faça uma apresentação em PowerPoint e projete para que os alunos analisem cada uma delas. A ideia é provocar os alunos com imagens impactantes que mostram o consumo exagerado de eletrônicos e seu acúmulo no planeta. Você pode incluir charges também. 

O que propor? 

Enquanto as imagens são analisadas pelo grupo, faça alguns questionamentos:

1 - O que as imagens retratam?

2 - Vocês costumam trocar os aparelhos eletrônicos? Com qual frequência?

3 - Quais atitudes podem gerar um acúmulo de lixo eletrônico tão grande?

4 - Para onde vai o lixo que é gerado pelos aparelhos eletrônicos?

5 - Quais impactos o lixo eletrônico mal descartado pode gerar?

6 - Como a troca constante de aparelhos tecnológicos pode impactar a saúde financeira das pessoas?

Nessa discussão é importante que os alunos observem como o consumo e a troca excessiva de eletrônicos pode impactar o meio ambiente e a sua saúde financeira.  Garanta o espaço de fala para que todos exponham suas respostas. Conduza a discussão para que os alunos percebam o quanto o descarte e o uso exagerado de eletrônicos pode impactar negativamente a saúde ambiental. 

Sugestões de adequação 

Você pode usar diferentes imagens, a ideia é que elas tenham como foco o acúmulo de lixo eletrônico. Caso sua turma esteja em ensino remoto, projete a tela com as imagens ou envie um PowerPoint com as imagens e questões sugeridas para que todos possam analisá-las e registrar suas opiniões.

Problematização

Tempo sugerido: 24 minutos.

Orientações:

Os alunos farão uma investigação em grupos que tenham como foco os problemas que o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente. 

Organize a turma em grupos de trabalho com até 5 alunos. Circule entre os grupos e peça-lhes para discutir sobre informações que já sabem sobre o tema da aula. Peça-lhes para registrarem pelo menos uma dessas informações. 

Vocês irão trabalhar com um quadro SQA. O SQA é uma ferramenta que tem como intenção facilitar a aprendizagem significativa durante todo o processo de aprendizagem. Ele é também chamado de quadro de investigação. Inicialmente, serão coletados os conhecimentos prévios dos alunos, na sequência, o que o grupo quer saber, e, por fim, as aprendizagens. 

Divida o quadro em três colunas com as seguintes frases e explique o que será feito para os alunos. 

  • O que já SEI    |    O que QUERO SABER   |    O que APRENDI

Nessa etapa eles preencherão as colunas 1 e 2.

O que propor?

Proponha ao grupo uma investigação coletiva que tenha como foco o excesso de consumo e problemas que o lixo eletrônico pode causar ao ambiente em que vivemos. 

Circule entre os grupos e peça-lhes para que forneçam uma informação  que já sabem sobre o tema consumismo e lixo eletrônico. Eles podem selecionar algo que discutiram na etapa anterior. O importante é que as informações sejam registradas na coluna 1. Peça para que o grupo eleja um representante para fazer o registro. 

Após todos os grupos registrarem o que já sabem, peça-lhes para discutir e escrever as primeiras ideias sobre algo do tema que seja relevante para eles e para a comunidade escolar, algo que queiram saber. Explique-lhes que é importante formular a pergunta sobre o que querem saber, de modo que a informação seja possível de ser encontrada e auxilie na dúvida de outras pessoas. 

Nesse momento é muito importante mediar as discussões, mostrando o que é relevante e o que pode ser discutido de acordo com a temática da aula. Há momentos em que no campo “O que QUERO SABER” os alunos “fogem” da temática da aula, por isso é importante chamá-los sempre a olhar para o tema.

Você pode conduzir as discussões em torno de assuntos como descarte do lixo eletrônico, impactos do consumo excessivo de eletrônicos para as famílias,  a poluição do solo pelos eletrônicos, o que é considerado lixo eletrônico e seu correto descarte, consumo exagerado de eletrônicos e a vida em sociedade, entre outros.

Lembre-os de que precisam ser breves nos registros da segunda coluna. 

Após o registro, explique aos alunos que é hora da pesquisa. Nessa etapa é importante que o grupo tenha muitos materiais disponíveis, aqueles indicados no plano e/ou outros que você selecionou. Os alunos que dispuserem, podem usar os celulares para a pesquisa. É importante circular entre os grupos, auxiliar nas discussões e lembrar os estudantes de que a pergunta a ser respondida deve ser breve. Aqui eles devem responder o que aprenderam. 

Lembre-se de que há material disponibilizado para essa etapa do plano. 

Ao final, peça a cada grupo que registre suas aprendizagens no caderno.

Sugestões de adequação

Caso a aula seja remota, você pode construir o SQA em um documento colaborativo. Para o encontro dos grupos, caso use o Google Classroom, divida-os em salas temáticas. Não tendo essa possibilidade, peça-lhes que façam grupos no Whatsapp para discutirem o tema e realizarem os registros.

Sistematização

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações

Com as aprendizagens devidamente registradas, os grupos devem partilhá-las. É importante que o grupo já tenha definido o relator e também quem fará o registro no SQA. Nesse momento, os demais grupos também apreciam as apresentações dos colegas.

O que propor?

Peça para que cada grupo eleja um relator. Ele ficará responsável por compartilhar as aprendizagens do grupo com os demais. Nesse momento o relator conta para os colegas seus aprendizados. Outro integrante do mesmo grupo deve registrar no SQA o que eles aprenderam com a pesquisa. 

Enquanto ouvem as apresentações, informe aos alunos que eles deverão registrar uma opinião sobre o que cada grupo apresentou. Eles devem fazer uma apreciação crítica dentro de alguns critérios como clareza das informações, relevância e conhecimento sobre o tema, por exemplo.

Aprendizado

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações

De posse das informações de todos os grupos, é hora de avaliar coletivamente as aprendizagens relatadas. Os alunos podem avaliar conforme os critérios sugeridos ou você pode formular outros. 

O que propor?

Os grupos devem avaliar brevemente cada apresentação dos colegas. Peça-lhes que sejam claros sobre seu entendimento das aprendizagens partilhadas pelos colegas, dessa forma você poderá verificar se houve aprendizado com as partilhas. 

Durante a fala de cada grupo é importante que você dê um breve retorno para os estudantes, de modo a auxiliar nas compreensões dos grupos e sanar quaisquer dúvidas.

3. Ensino Remoto

Marque uma videochamada com seu grupo e projete as imagens sugeridas na tela. Junto delas faça os questionamentos sugeridos. Caso não seja possível, envie as imagens e perguntas via Google apresentações ou PowerPoint. Se o documento for compartilhado com todo o grupo, é possível coletar as respostas em tempo real. 

Para o trabalho em grupo, se possuir recursos de sala temática, divida a turma em salas e “passeie” entre elas para verificar e orientar os grupos com o trabalho. Caso não possua esse recurso, oriente os alunos a criarem grupos de Whatsapp e se reunirem para as discussões. Disponibilize os materiais de pesquisa em um documento colaborativo e com os links de acesso ou envie-os pelo Whatsapp. 

Poste o SQA como documento Google no modo compartilhado e marque um horário para que todos possam realizar os registros juntos. 

Para apresentação, um integrante do grupo pode ficar responsável por gravar via vídeo e compartilhar com os demais.

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