Consumismo e o lixo eletrônico
Plano de aula sobre o consumismo e o lixo eletrônico para trabalhar Educação Financeira no 7o ano do Ensino Fundamental
Pornovaescola
22/12/2021
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PARCERIA
Jornalismo
Pornovaescola
22/12/2021
Descrição do plano
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar.
Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF07GE06, EF07GE08 e EF69LP22 que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não foram contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.
O plano trata das temáticas de consumismo e o lixo eletrônico. Com ele pretende-se que os alunos reflitam sobre como o consumo exagerado pode prejudicar a sociedade e o meio ambiente. A intenção do plano é que os estudantes se conscientizem sobre como o consumo excessivo de eletrônicos pode, além de prejudicar a saúde financeira, impactar diretamente na vida da comunidade, poluindo o ambiente em que vivemos.
Habilidades
Ano
Objeto de conhecimento
Objetivos de aprendizagem
Competências gerais
1. Para começar
Sobre os planos de educação financeira
A educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a educação financeira não deve se restringir ao ensino cru da matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de educação financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de educação financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que antes desta aula a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que esteja contemplada neste plano e que aborde o tema “consumo”. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir e que se encontram no item Para se aprofundar... e embasar seu trabalho.
É importante saber que vocês trabalharão com um quadro chamado SQA.
O SQA é uma ferramenta que tem a intenção de facilitar a aprendizagem significativa durante todo o processo de aprendizagem. Ele é também chamado de quadro de investigação. Inicialmente, serão coletados os conhecimentos prévios dos alunos, na sequência, o que o grupo quer saber, e, por fim, as aprendizagens.
Ele ficará organizado assim: O que já SEI | O que QUERO SABER | O que APRENDI
Para se aprofundar
2. Aula
Orientações iniciais
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:
Materiais de apoio:
Organização da aula:
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
Organize, previamente, a sala em círculo e garanta um número razoável de imagens semelhantes às deste plano e faça-as circular pela sala. Caso seja possível, faça uma apresentação em PowerPoint e projete para que os alunos analisem cada uma delas. A ideia é provocar os alunos com imagens impactantes que mostram o consumo exagerado de eletrônicos e seu acúmulo no planeta. Você pode incluir charges também.
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O que propor?
Enquanto as imagens são analisadas pelo grupo, faça alguns questionamentos:
1 - O que as imagens retratam?
2 - Vocês costumam trocar os aparelhos eletrônicos? Com qual frequência?
3 - Quais atitudes podem gerar um acúmulo de lixo eletrônico tão grande?
4 - Para onde vai o lixo que é gerado pelos aparelhos eletrônicos?
5 - Quais impactos o lixo eletrônico mal descartado pode gerar?
6 - Como a troca constante de aparelhos tecnológicos pode impactar a saúde financeira das pessoas?
Nessa discussão é importante que os alunos observem como o consumo e a troca excessiva de eletrônicos pode impactar o meio ambiente e a sua saúde financeira. Garanta o espaço de fala para que todos exponham suas respostas. Conduza a discussão para que os alunos percebam o quanto o descarte e o uso exagerado de eletrônicos pode impactar negativamente a saúde ambiental.
Sugestões de adequação
Você pode usar diferentes imagens, a ideia é que elas tenham como foco o acúmulo de lixo eletrônico. Caso sua turma esteja em ensino remoto, projete a tela com as imagens ou envie um PowerPoint com as imagens e questões sugeridas para que todos possam analisá-las e registrar suas opiniões.
Problematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações:
Os alunos farão uma investigação em grupos que tenham como foco os problemas que o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente.
Organize a turma em grupos de trabalho com até 5 alunos. Circule entre os grupos e peça-lhes para discutir sobre informações que já sabem sobre o tema da aula. Peça-lhes para registrarem pelo menos uma dessas informações.
Vocês irão trabalhar com um quadro SQA. O SQA é uma ferramenta que tem como intenção facilitar a aprendizagem significativa durante todo o processo de aprendizagem. Ele é também chamado de quadro de investigação. Inicialmente, serão coletados os conhecimentos prévios dos alunos, na sequência, o que o grupo quer saber, e, por fim, as aprendizagens.
Divida o quadro em três colunas com as seguintes frases e explique o que será feito para os alunos.
Nessa etapa eles preencherão as colunas 1 e 2.
O que propor?
Proponha ao grupo uma investigação coletiva que tenha como foco o excesso de consumo e problemas que o lixo eletrônico pode causar ao ambiente em que vivemos.
Circule entre os grupos e peça-lhes para que forneçam uma informação que já sabem sobre o tema consumismo e lixo eletrônico. Eles podem selecionar algo que discutiram na etapa anterior. O importante é que as informações sejam registradas na coluna 1. Peça para que o grupo eleja um representante para fazer o registro.
Após todos os grupos registrarem o que já sabem, peça-lhes para discutir e escrever as primeiras ideias sobre algo do tema que seja relevante para eles e para a comunidade escolar, algo que queiram saber. Explique-lhes que é importante formular a pergunta sobre o que querem saber, de modo que a informação seja possível de ser encontrada e auxilie na dúvida de outras pessoas.
Nesse momento é muito importante mediar as discussões, mostrando o que é relevante e o que pode ser discutido de acordo com a temática da aula. Há momentos em que no campo “O que QUERO SABER” os alunos “fogem” da temática da aula, por isso é importante chamá-los sempre a olhar para o tema.
Você pode conduzir as discussões em torno de assuntos como descarte do lixo eletrônico, impactos do consumo excessivo de eletrônicos para as famílias, a poluição do solo pelos eletrônicos, o que é considerado lixo eletrônico e seu correto descarte, consumo exagerado de eletrônicos e a vida em sociedade, entre outros.
Lembre-os de que precisam ser breves nos registros da segunda coluna.
Após o registro, explique aos alunos que é hora da pesquisa. Nessa etapa é importante que o grupo tenha muitos materiais disponíveis, aqueles indicados no plano e/ou outros que você selecionou. Os alunos que dispuserem, podem usar os celulares para a pesquisa. É importante circular entre os grupos, auxiliar nas discussões e lembrar os estudantes de que a pergunta a ser respondida deve ser breve. Aqui eles devem responder o que aprenderam.
Lembre-se de que há material disponibilizado para essa etapa do plano.
Ao final, peça a cada grupo que registre suas aprendizagens no caderno.
Sugestões de adequação
Caso a aula seja remota, você pode construir o SQA em um documento colaborativo. Para o encontro dos grupos, caso use o Google Classroom, divida-os em salas temáticas. Não tendo essa possibilidade, peça-lhes que façam grupos no Whatsapp para discutirem o tema e realizarem os registros.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
Com as aprendizagens devidamente registradas, os grupos devem partilhá-las. É importante que o grupo já tenha definido o relator e também quem fará o registro no SQA. Nesse momento, os demais grupos também apreciam as apresentações dos colegas.
O que propor?
Peça para que cada grupo eleja um relator. Ele ficará responsável por compartilhar as aprendizagens do grupo com os demais. Nesse momento o relator conta para os colegas seus aprendizados. Outro integrante do mesmo grupo deve registrar no SQA o que eles aprenderam com a pesquisa.
Enquanto ouvem as apresentações, informe aos alunos que eles deverão registrar uma opinião sobre o que cada grupo apresentou. Eles devem fazer uma apreciação crítica dentro de alguns critérios como clareza das informações, relevância e conhecimento sobre o tema, por exemplo.
Aprendizado
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações
De posse das informações de todos os grupos, é hora de avaliar coletivamente as aprendizagens relatadas. Os alunos podem avaliar conforme os critérios sugeridos ou você pode formular outros.
O que propor?
Os grupos devem avaliar brevemente cada apresentação dos colegas. Peça-lhes que sejam claros sobre seu entendimento das aprendizagens partilhadas pelos colegas, dessa forma você poderá verificar se houve aprendizado com as partilhas.
Durante a fala de cada grupo é importante que você dê um breve retorno para os estudantes, de modo a auxiliar nas compreensões dos grupos e sanar quaisquer dúvidas.
3. Ensino Remoto
Marque uma videochamada com seu grupo e projete as imagens sugeridas na tela. Junto delas faça os questionamentos sugeridos. Caso não seja possível, envie as imagens e perguntas via Google apresentações ou PowerPoint. Se o documento for compartilhado com todo o grupo, é possível coletar as respostas em tempo real.
Para o trabalho em grupo, se possuir recursos de sala temática, divida a turma em salas e “passeie” entre elas para verificar e orientar os grupos com o trabalho. Caso não possua esse recurso, oriente os alunos a criarem grupos de Whatsapp e se reunirem para as discussões. Disponibilize os materiais de pesquisa em um documento colaborativo e com os links de acesso ou envie-os pelo Whatsapp.
Poste o SQA como documento Google no modo compartilhado e marque um horário para que todos possam realizar os registros juntos.
Para apresentação, um integrante do grupo pode ficar responsável por gravar via vídeo e compartilhar com os demais.
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