Compartilhe:

PARCERIA

Tinker Foundation

Jornalismo

Baixe gratuitamente: e-book com estratégias para evitar a evasão no Ensino Médio

Material reúne sugestões de ações que vão desde o acolhimento até a forma de avaliar os estudantes

PorNOVA ESCOLA

01/12/2021

Ilustração de menina cumprimentando professor.
Crédito: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

O problema da evasão escolar no Ensino Médio é histórico na Educação brasileira. O cenário, que já era delicado, foi agravado pela pandemia da Covid-19. A combinação da suspensão das aulas presenciais, das dificuldades do acesso ao ensino remoto e do agravamento de uma crise socioeconômica no país afastou muitos adolescentes da escola. 

Com isso, as redes de ensino traçaram estratégias diversas de busca ativa para que os jovens retornassem às atividades escolares. Após atrair esses estudantes de volta às escolas, surge outro desafio: como motivá-los para que continuem os estudos. 

Para te ajudar, NOVA ESCOLA, em parceria com a Tinker Foundation, preparou um e-book com sugestões para planejar, em parceria com a comunidade escolar, estratégias de enfrentamento ao problema da evasão escolar. O primeiro capítulo ressalta a importância do acolhimento emocional e da escuta ativa para que os jovens se sintam bem-vindos e capazes de enfrentar desafios no ambiente escolar. O segundo aborda como fazer o replanejamento pedagógico para conseguir, cada vez mais, motivar os estudantes e humanizar o contato com eles. Já o terceiro e último explica como a participação ativa e consciente dos adolescentes nas avaliações abre espaço para envolver e engajar a turma na aprendizagem. Confira todos esses pontos no material digital a seguir, que pode ser baixado gratuitamente ao clicar no botão.

Para conferir reportagens e cursos gratuitos sobre Ensino Médio realizados em parceria com a Tinker Foundation acesse aqui

continuar lendo