Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Já pensou em realizar um projeto interdisciplinar, mas não sabe como? Conheça a Tutoria NOVA ESCOLA

Iniciativa prevê acompanhamento gratuito na elaboração de propostas para os Anos Finais do Ensino Fundamental de educadores dos estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal

POR:
NOVA ESCOLA
Crédito: Getty Images

É provável que você já tenha pensado em realizar um projeto interdisciplinar, mas não soube por onde começar e acabou deixando a ideia na gaveta, não é mesmo? Que tal colocar essa proposta em cima da mesa e transformá-la em prática? Esse é o intuito da Tutoria NOVA ESCOLA, processo de aprendizagem cujo objetivo é apoiar professores na construção de iniciativas desse tipo, gratuitamente, do início ao fim.

Durante oito semanas, entre os meses de outubro e novembro, os cursistas contarão com o apoio de um tutor para aplicar os conhecimentos dos cursos online Energia que Educa na construção do planejamento de um projeto interdisciplinar, ou seja, que não ficará limitado a apenas uma área do conhecimento, com o tema Eficiência Energética. É o que explica Eliane Siqueira, orientadora pedagógica do Time de Tutores NOVA ESCOLA.  

“Os cursistas vão aprender com os tutores a como elaborar um projeto a partir de temáticas como sustentabilidade, consumo consciente e educação ambiental, dentre outras relacionadas à energia”, afirma. O projeto terá como principais características o foco nas aprendizagens e o trabalho com metodologias ativas para trazer à tona o protagonismo do aluno.  

Eliane explica que a ideia central é fazer com que o docente consiga, de fato, evidenciar a aprendizagem da turma. “O estudante recebe o conceito de energia, mas será que isso se transforma em conhecimento? Faz sentido só decorar e saber que existe energia eólica e solar, por exemplo? Esse processo é diferente quando o professor trabalha com projeto porque, desse modo, ele vai ampliando o olhar do aluno para o tema com base em contextos e problemas reais”, diz a educadora. 

 

Considerando essa estratégia, a primeira etapa da tutoria consiste na realização de um diagnóstico em que professores e alunos terão que investigar o entorno da escola para identificar um problema real daquela comunidade. A partir daí, os educadores trabalharão na elaboração do projeto junto aos tutores de NOVA ESCOLA. 

A Trilha Tutorada

A tutoria está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e leva em conta pontos importantes, como o fato de ter sido pensada para a escola pública. Além disso, ela é de professor para professor, uma vez que os tutores são educadores que passaram por uma formação para participar da iniciativa. Vale destacar que o trabalho será focado, também, na homologia de processos.  

Uma das principais vantagens de ser tutorado, segundo Eliane Siqueira, é o acompanhamento que o docente terá durante toda a construção da proposta. “O tutor vai ser aquele apoiador, a pessoa que dará a mão para o participante e caminhará lado a lado com ele por todo o percurso do projeto”, afirma. Cada tutor será responsável por um grupo de professores, que serão apoiados durante encontros síncronos e fóruns formativos online. Outro ponto importante é que o educador, posteriormente, poderá utilizar o conhecimento adquirido durante a tutoria para planejar projetos com outras temáticas.  

Inscrições gratuitas e 10 melhores projetos 

A Tutoria NOVA ESCOLA é uma parceria com as distribuidoras do grupo Neoenergia e destinada gratuitamente a professores do Ensino Fundamental 2, de todos os componentes curriculares, dos estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal. Para participar, o educador deve estar cursando ou ter concluído ao menos um dos cursos gratuitos do projeto Energia que Educa.  

Além da tutoria gratuita para a construção de um projeto interdisciplinar, os 10 projetos que se destacarem estarão em um e-book que será produzido e publicado por Nova Escola no primeiro semestre de 2022.  

Quando pensamos em mobilizar aprendizagens significativas para os alunos, é necessário que nós, professores, estejamos engajados em propostas como essa. Por isso, participar dessa tutoria é uma maneira de se comprometer para que essas aprendizagens possam fazer sentido na vida das pessoas”, completa Eliane Siqueira.  

Clique aqui para se inscrever gratuitamente até 10 de outubro. 

Tags

Guias