Ensino híbrido: 10 conteúdos para entender o que é e como colocar em prática

Que tal investir em estratégias on-line, utilizar metodologias ativas e atender às necessidades individuais de cada um apostando em modelos de ensino que rompem com a sala de aula tradicional?

POR:
Nairim Bernardo
Crédito: Getty Images

O conceito já pode ser considerado um velho conhecido no mundo da Educação mas com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de aulas remotas, o ensino híbrido ganhou destaque e muitas dúvidas têm surgido. 

Afinal: o que é ensino híbrido? O que fazer para dar certo?

Algumas das principais características dessa modalidade são integrar estratégias presenciais com estratégias on-line, utilizar metodologias ativas, colocar o aluno no centro da aprendizagem, atender melhor às necessidades individuais de cada um e considerar o professor como um mediador do processo. Logo, realizar atividades presenciais e online não é o único passo necessário para adotar o modelo.

Na lista abaixo, você confere uma série de materiais de NOVA ESCOLA para te ajudar a entender o que envolve o ensino híbrido e como fazer para colocá-lo em cena de forma que todos aprendam.

  1. Ensino híbrido: quais são os modelos possíveis?
    O rol de palavras e expressões do universo do ensino híbrido causam uma confusão na sua cabeça? O texto esclarece o que é o ensino híbrido e porque ele proporciona um modo de trabalho interessante para professores e os alunos. Além disso, o material apresenta explicações sobre os os principais modelos, como a sala de aula invertida e outros menos conhecidos, o flex e o à la carte, por exemplo.

Trilha de reportagens gratuitas sobre Ensino Híbrido

NOVA ESCOLA selecionou conteúdos especiais e indicações de cursos para auxiliar você, professor, a se inspirar e fazer o planejamento das atividades remotas.

  1. Ensino híbrido: é possível fazer sem internet e poucos recursos?
    Uma preocupação de muitos professores é que a dificuldade de acesso à internet impossibilite a aplicação de tecnologias inovadoras. Caso você esteja se perguntando como desenvolver um trabalho interessante no esquema do ensino híbrido quando a escola não dispõe de um computador por aluno ou quando as crianças não têm o equipamento em casa, não deixe de ler esse conteúdo. Alguns docentes compartilham como desenvolveram projetos usando o ensino híbrido em escolas públicas.

  2. Quebra de padrões, modelos de ensino híbrido e as heranças da pandemia para a Educação
    Metodologias ativas e modelos híbridos não surgiram em 2020 mas ganharam força na agenda docente agora devido à crise sanitária mundial e diante do desafio do retorno ao modelo presencial. Em entrevista a NOVA ESCOLA, Thomas Arnett, pesquisador norte-americano especialista em metodologias educacionais, fala sobre o impacto do coronavírus na Educação e sobre o que é possível aprender com as dificuldades atuais.

  3. Inspire-se na sala de aula invertida para trabalhar com leitura e escrita de textos
    Nesse modelo de ensino híbrido, os alunos têm acesso à parte do conteúdo antes da aula e executam uma tarefa sobre ele, dando a oportunidade de o professor coletar dados que orientam o planejamento do encontro presencial. Com base nisso, a educadora Mara Mansani criou uma sequência didática de cinco aulas para o 2º ano do Ensino Fundamental. Ao longo das atividades, o professor oferece repertório e acompanha a produção de textos sobre um tema da atualidade: o uso de plásticos.

Cursos gratuitos sobre Ensino Híbrido

São seis cursos totalizando 54 horas de formação com certificado. Eles tratam de forma organizada e prática de modelos de trabalho possíveis de serem realizados em salas de aula presenciais, parcialmente presenciais e remotas

  1. Ensino híbrido na Matemática: como aplicar na prática?
    Apesar de ser uma ciência exata, a Matemática pode ser ensinada de modo dinâmico, inovador e até mesmo divertido. Atualize sua concepção de Educação, personalize a aprendizagem com estratégias do ensino e encontre as ferramentas que permitem turbinar a aprendizagem de todos. Neste texto, a professora e formadora Selene Coletti reflete sobre a teoria e dá dicas de como colocar em prática o ensino híbrido na Matemática.

  2. Entenda o que é a rotação por estações e como ela se aplica ao contexto da pandemia
    Inspirado nos cantinhos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, o modelo rotação por estações pode ser utilizado em todas as etapas de ensino e facilitam as atividades dinâmicas e até mesmo as interdisciplinares. Uma das estações prevê o uso de recursos tecnológicos e um dos diferenciais da estratégia é a possibilidade de os alunos aprenderem de formas diversas. Leia o texto e saiba como fazer isso na prática.

  3. E-book: Ensino Híbrido e formação continuada de professores
    Confira o e-book Caderno de Estudos: Ensino Híbrido e formação continuada de professores, com sugestões para coordenadores pedagógicos e diretores apoiarem a aprendizagem contínua dos professores sobre ensino híbrido. Baixe o material gratuitamente, compartilhe com seus colegas e saiba como garantir boa formação sobre o tema.

  4. Para entender o ensino híbrido em 14 perguntas
    Acessou os conteúdos sugeridos nesta lista e ficou com dúvidas ou quer retomar alguns conceitos? Neste texto, algumas perguntas sobre o tema são respondidas de forma bastante objetiva. Clique aqui e entenda quais transformações o ensino híbrido implica para a Educação, qual é o papel do professor nele, se todos os modelos são possíveis na realidade brasileira, entre outras questões importantes.

Como usar ideias do ensino híbrido em Alfabetização

Entenda como desenvolver habilidades de leitura e escrita utilizando estratégias típicas de ensino híbrido, como sala de aula invertida

  1. Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos
    Mergulhe de cabeça no tema e aprenda como estruturar propostas com base nas metodologias de Ensino Híbrido e de Aprendizagem Baseada em Projetos. Ao longo de oito etapas, você vai aprender mais sobre esses temas com Lilian Bacich, coordenadora de pós-graduação em Metodologias Ativas no Instituto Singularidades. Depois de cumprir todas as etapas, que somam 10 horas de curso, os participantes recebem um certificado.

  2. Teste: o que é e como utilizar o ensino híbrido
    Agora que você já leu alguns materiais sobre ensino híbrido, que tal testar seus conhecimentos? Para saber o quão familiarizado está com essa abordagem pedagógica, elaboramos um teste com o auxílio de Lilian Bacich, autora do livro Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. A avaliação de cada resposta, estando ou não correta, é acompanhada de uma explicação comentada sobre o assunto abordado.

Tags

Guias