Gestão escolar: Como fazer o acolhimento do professor no retorno às aulas presenciais
Receber o corpo docente de forma sensível e empática é essencial para o bem-estar da equipe e dos estudantes
PorAline Naomi
12/08/2021
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Jornalismo
PorAline Naomi
12/08/2021
Após mais de um ano de forma remota, muitas escolas se preparam para o retorno presencial das aulas. Acolher os alunos e as famílias será fundamental, mas também a equipe docente que voltam com inseguranças e receios.
Dessa forma, fica o questionamento: como os gestores podem apoiar os professores para que eles consigam, consequentemente, auxiliar seus alunos?
Para Ana Flávia Castanho, coordenadora pedagógica da Vivescer, plataforma de apoio socioemocional do Instituto Península, não é possível retornar fingindo que nada aconteceu. É preciso falar sobre a pandemia. “Não é como antes [da pandemia], mas também não significa que tivemos só perdas. Podem ter ganhos se conseguirmos criar na escola espaços de conversa, de acolhimento e de construção conjunta”, explica.
Ana Flávia observa que, durante o ensino remoto, houve uma desconexão das relações escolares, causada não só pelo distanciamento social, mas também pelas dificuldades de acesso dos alunos em situações mais vulneráveis. O trabalho de reconexão, portanto, é fundamental para o professor.
Curso gratuito: Acolhimento e segurança no retorno às aulas
Entenda como os gestores podem se planejar para garantir o acolhimento emocional; a busca ativa (encontrar maneiras de trazer os alunos de volta à escola também é acolher); a organização para um retorno seguro, com todos os protocolos de higiene e saúde, e a garantia da aprendizagem.
Mônica Felismino, diretora na Escola Municipal Florisa Faustino Pinto, em Mogi das Cruzes (SP), e sua equipe se reuniram com os professores antes da retomada gradual dos alunos. Mas, em vez de discutirem questões pedagógicas, perguntaram qual era o medo de cada um.
Algumas respostas dos educadores não estavam no radar da equipe gestora. Por exemplo, uma das inseguranças compartilhada foi o da contaminação do material didático.
Diante disso, a equipe ouviu e propôs uma solução: se ter álcool em gel na sala, ele se sentiria mais seguro. “Esse foi um exercício muito importante, porque começamos a entender o ponto de vista do professor”, conta Mônica.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Nilva Dalbello de Lima, em Novo Horizonte (SP), a diretora Patrícia Martinelli conta que o trabalho coletivo sempre aconteceu, mesmo no online. Agora, com o retorno às aulas presenciais, o acolhimento foi essencial.
“Estamos vindo de meses difíceis em que os educadores tiveram que desenvolver novas habilidades. Sem contar que cada professor e funcionário da escola têm a vida pessoal, então temos que cuidar muito bem dessa parte”, conta a educadora.
Prepare-se para o retorno presencial
Entenda como fazer o acolhimento dos professores, como alinhar os protocolos de biossegurança e como receber as famílias e alunos. Conheça também a experiência no retorno em três escolas.
Patrícia e sua equipe buscaram enfatizar duas mensagens importantes. A primeira é a de que tudo é muito novo e, por isso, vão haver mais erros do que acertos – e que está tudo bem, basta buscar alternativas. A segunda é a de valorizar as pequenas conquistas.
"Trabalhamos muito isso com os professores para que possamos nos frustramos menos”, explica.
Mesmo com as ações coletivas, Patrícia enfatiza a importância de a equipe gestora ficar sensível e atento a cada professor. Isto é, saber observar, ouvir e identificar os sinais de quando as coisas não estão bem. “São os detalhes mesmo, porque alguns educadores não vão falar para você [que estão mal], mas no dia a dia dá para perceber que algo não está legal. Então, no particular deve tenta trabalhar com ele, criar uma estratégia”, diz a diretora.
Mônica também ressalta que organizar a escola para o contexto híbrido faz parte do acolhimento. Assim, o professor se sente mais amparado para planejar suas ações.
“Aqui temos revezamento. Então, se uma criança vai pela primeira vez à escola na segunda-feira, o professor precisa saber, pelo menos, na quarta-feira que aquele aluno estará lá”, explica. Ao dar visibilidade e antecipar o que vai acontecer, os professores se sentem mais confiantes sobre o funcionamento do contexto híbrido.
Como assegurar a saúde emocional dos professores
Neste Nova Escola Box, trazemos reflexões e estratégias para os educadores cuidarem da saúde emocional durante a pandemia
O Instituto Península construiu uma cartilha com orientações de acolhimento para professores voltada aos gestores escolares. Nela, há sugestões de práticas, dinâmicas e ações para as equipes gestoras. “Estamos vivendo uma época muito delicada e acreditamos muito que ela pode ser uma situação rica para reafirmarmos a escola como um lugar de acolhimento, escuta e construção conjunta”, comenta Ana Flávia.
Ainda que haja uma série de ações que podem ser colocadas em prática, Mônica ressalta que o acolhimento não se resume a uma dinâmica pontual feita no início da retomada. Ele deve ser um processo de contínuo da gestão escolar enquanto os professores sentirem necessidade. “Se você acompanha bem o seu professor, se ele se sente acolhido durante todo ano letivo, ele fica bem e o aluno também”, completa.
Confira sugestões das educadoras de como acolher os professores
O acolhimento pode acontecer de diferentes formas em cada escola, mas é importante ficar atento a alguns aspectos. Por isso, reunimos as principais dicas dadas por Ana Flávia, Mônica e Patrícia para tornar a escola um ambiente seguro não só para a retomada, mas também para o restante do ano letivo. Confira:
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