Olimpíadas: 10 materiais de NOVA ESCOLA para levar o tema para a sala de aula

Confira seleção de reportagens e planos de aula sobre o evento esportivo mundial para usar com a turma

POR:
Paula Salas
Crédito: Unsplash

Os grandes eventos esportivos são momentos que movem todo o país. Crianças, adolescentes e adultos se unem para torcer pelos nossos atletas. Marcada para 2020, a Olimpíada de Tóquio foi postergada e acontece entre julho e agosto de 2021. Apesar da pandemia e do fuso horário, temos observado, nas redes sociais, a movimentação de acompanhamento da competição — mesmo que o jogo seja de madrugada ou muito cedo pela manhã. Em um contexto normal, sem dúvida seria um tema muito trabalhado na escola, das aulas de Educação Física até as de Matemática. Ainda assim, seja no contexto híbrido ou remoto, é possível aproveitar o tema para engajar a turma!

Para te inspirar, preparamos uma curadoria com 10 materiais de NOVA ESCOLA que podem te ajudar a explorar a temática nas suas aulas: 

Skate na escola

Uma das novidades desta edição, o skate foi uma febre nacional. Não há quem não tenha torcido e se emocionado com a medalha de prata de Rayssa Leal, atleta maranhense de 13 anos. Que tal aproveitar este momento para levar o esporte para seus alunos? A prática favorece o desenvolvimento do equilíbrio e a agilidade corporal, e pode ser uma boa estratégia para desenvolver atividades dentro da unidade temática práticas corporais e aventura prevista na BNCC. Para se inspirar, confira reportagem sobre a experiência de duas escolas públicas

.

O que a BNCC prevê para a Educação Física?

Entenda a proposta do documento e como implementar as mudanças na prática


Probabilidade da Olimpíada

Engana-se quem pensa que apenas o professor de Educação Física tem com as Olimpíadas um prato cheio de aprendizagem. Para estudar probabilidade e estatística no 9º ano, é possível levar situações-problema baseadas em regras da competição. Confira um plano de aula que traz sugestões de como abordar a temática e desenvolver uma habilidade prioritária para 2021.

Atletismo na Educação Infantil

Crianças amam correr. Que tal aproveitar essa paixão e ampliar o repertório dos pequenos ao apresentar o atletismo? Conheça a experiência de duas educadoras que usaram imagens de modalidades olímpicas e criaram cinco brincadeiras para as crianças experimentassem corrida de velocidade, de obstáculos, revezamento, salto em distância e arremesso.

Notícias dos Jogos

Nas aulas de Língua Estrangeira do 8º e 9º ano, o foco podem ser as notícias publicadas em veículos internacionais a respeito da competição. É uma ótima estratégia para trabalhar o gênero textual em uma situação real de uso, de um assunto de interesse da turma. Saiba aqui como planejar a aula. 

Contagem das medalhas

Enquanto na natação os segundos determinam o vencedor, no futebol é o número de gols. Conheça a experiência de uma professora que utilizou modalidades olímpicas para criar situações-problema envolvendo medidas e diferentes tipos de contagem para definir os vencedores de cada esporte. Entenda aqui na reportagem.


Olimpíadas nas aulas de Arte

Qual a relação entre a competição, a moda e as aulas de Arte? Com uma turma de Anos Iniciais, uma professora propôs que as crianças criassem atletas de papel com uniformes usando as cores das bandeiras dos países escolhidos. O exercício permitiu que a turma experimentasse formas de representar pessoas em poses não convencionais. Saiba mais aqui

Olimpíadas em Tóquio

Se você é assinante, não deixe de conferir os conteúdos produzidos pelo Nova Escola Box sobre como aproveitar os jogos olímpicos para desenvolver aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Veja sugestões de atividade e reflexões de como trabalhar com esporte em tempos de pandemia e pós-pandemia do covid-19

Poemas de origem japonesa nas aulas de Língua Portuguesa

Com as Olimpíadas acontecendo em Tóquio, uma estratégia de abordagem pode ser explorar com a turma a cultura japonesa. A professora Mara Mansani traz ideia de como avançar na leitura e escrita utilizando haicais, poemas simples, que têm como tema a natureza e as relações do ser humano com ela. Para saber como levar a proposta para o ciclo de alfabetização, confira aqui. O gênero também pode ser trabalhado com alunos do 9º ano, por meio de uma sequência didática.

Curso: como usar diferentes gêneros textuais e metodologias ativas na alfabetização

Entenda a importância dos gêneros textuais e da produção textual a partir da proposta da BNCC. Saiba também como planejar e organizar a sala em ateliês para avançar na leitura e escrita.


Mangás e animês nas aulas de Geografia

Que tal falar sobre internacionalização e globalização utilizando produções da cultura japonesa como os mangás e animês? Confira aqui um plano de aula que trabalha uma habilidade prioritária do 9º ano. 

A Ciência das Paralimpíadas

Entre agosto e setembro, acontecem as Paralimpíadas de Tóquio. Pode ser uma oportunidade não apenas para conversar com os alunos sobre a importância da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência no esporte, mas tratar, nas aulas de Ciências dos Anos Finais, o que é a biomecânica e propor experiências que investigam os movimentos corporais e os tipos de próteses utilizadas por atletas paralímpicos.

Tags

Guias