O que ensinar em 2021: material mostra prioridades para o planejamento

Guia em PDF resume os objetivos de aprendizagem dos nove anos do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, e aponta caminhos para o próximo ano

POR:
NOVA ESCOLA
Pessoa rabisca um esquema em caderno, como se estivesse realizando um planejamento. A imagem mostra apenas as mãos, segurando um lápis e o desenho. Sobre a mesa, também estão algumas bolhas e uma xícara de café.
Com tempo reduzido e desafios do ensino remoto, professores precisarão pensar em quais serão os focos do trabalho.

Mesmo em dois anos atípicos, como 2020 e 2021, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) segue sendo a principal referência para que professores saibam o que devem abordar em cada ano do Ensino Fundamental. Mas, com os desafios impostos pela pandemia de covid-19, será necessário definir focos para o trabalho. “Algumas habilidades estão mais fortemente relacionadas à progressão das aprendizagens e, por isso, nós as consideramos como aprendizagens focais”, afirmou a especialista Kátia Chiaradia durante o webinar “Fechamento de ano e planejamento - Ideias para a transição entre 2020 e 2021”, realizado por NOVA ESCOLA.

Nos e-books O que ensinar em 2021, disponíveis abaixo, NOVA ESCOLA apresenta um resumo dos objetivos de aprendizagem e das habilidades selecionados pelos especialistas do Instituto Reúna, que elaboraram os Mapas de Foco (documentos voltados às redes de Educação para apoiar a priorização dos currículos). O material pode servir como um direcionador do planejamento do professor no início do ano do letivo, mostrando quais serão os grandes caminhos que deverão ser percorridos em cada ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Faça o download gratuitamente:

Assista, abaixo, ao webinar "Fechamento de ano e Planejamento - Ideias para a Transição entre 2020 e 2021".