O que ensinar em 2021: material mostra prioridades para o planejamento
Guia em PDF resume os objetivos de aprendizagem dos nove anos do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, e aponta caminhos para o próximo ano
PorNOVA ESCOLA
09/12/2020
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
09/12/2020
Mesmo em dois anos atípicos, como 2020 e 2021, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) segue sendo a principal referência para que professores saibam o que devem abordar em cada ano do Ensino Fundamental. Mas, com os desafios impostos pela pandemia de covid-19, será necessário definir focos para o trabalho. “Algumas habilidades estão mais fortemente relacionadas à progressão das aprendizagens e, por isso, nós as consideramos como aprendizagens focais”, afirmou a especialista Kátia Chiaradia durante o webinar “Fechamento de ano e planejamento - Ideias para a transição entre 2020 e 2021”, realizado por NOVA ESCOLA.
Nos e-books O que ensinar em 2021, disponíveis abaixo, NOVA ESCOLA apresenta um resumo dos objetivos de aprendizagem e das habilidades selecionados pelos especialistas do Instituto Reúna, que elaboraram os Mapas de Foco (documentos voltados às redes de Educação para apoiar a priorização dos currículos). O material pode servir como um direcionador do planejamento do professor no início do ano do letivo, mostrando quais serão os grandes caminhos que deverão ser percorridos em cada ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Faça o download gratuitamente:
Assista, abaixo, ao webinar "Fechamento de ano e Planejamento - Ideias para a Transição entre 2020 e 2021".
Últimas notícias
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
A data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça uma experiência prática de utilização de agrupamentos produtivos
Planejamento
Como integrar as competências socioemocionais às aprendizagens curriculares?
Professores têm o desafio de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo