Retomada presencial: 8 cursos para se preparar para o ensino híbrido

Saiba como adaptar as metodologias ativas às aulas presenciais e remotas, e conheça ferramentas digitais que otimizam as atividades

POR:
Daniel Santos
Crédito: Getty Images

Há nove meses sem aulas presenciais, professores pelo Brasil acompanham as discussões sobre a retomada presencial. Junto a essa expectativa está a preocupação em como se preparar para esse momento, já que as aulas remotas vão continuar acontecendo. A recepção das turmas, abordagens pedagógicas adaptadas ao ensino híbrido, ferramentas digitais são alguns dos aspectos que precisam ser levados em conta nesse novo cenário.

A NOVA ESCOLA possui diversos cursos gratuitos e com preços promocionais que podem ajudar com os desafios deste momento. Pensando nisso, reunimos formações que se aprofundam sobre a aplicação de metodologias ativas, como utilizá-las sem tecnologias e como trabalhar o ensino híbrido e a aprendizagem baseada em projetos. Você vai encontrar, ainda, algumas formações focadas em ferramentas digitais como Google Drive, Hangouts, FlipGrid. Veja a seguir:

1. A escola após a pandemia: como conduzir o retorno às aulas

De um dia para o outro a escola precisou se adequar ao modelo remoto com a suspensão das aulas. Agora, nove meses depois, intensificam-se as preocupações para o retorno. Gratuito, o curso traz informações para ajudar os professores a se organizarem. Saiba como priorizar as propostas didáticas, adaptadas a esse contexto, levando em conta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Outro ponto importante abordado pelo curso é o acolhimento dos estudantes nesse momento e como envolver famílias e o grupo de professores para fortalecer a escola.

O que você vai aprender:
- Como se planejar antes da reabertura das escolas
- Como acolher os alunos e lidar com suas experiências
- Usar a tecnologia como aliada
- Fortalecer o diálogo com a direção, coordenação e colegas da escola


2. Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos
Esse curso se aprofunda Ensino Híbrido e a Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologias ativas que promovem o protagonismo dos estudantes no processo de ensino. A partir do estudo de casos reais, Lilian Bacich, formadora de professores, apresenta estratégias como sala de aula invertida e rotação por estação de aprendizagem, que promovem mais engajamento na turma e estimulam uma participação ativa dos estudantes. Além disso, você vai entender como essas estratégias se relacionam com a BNCC.

O que você vai aprender:
- O que são metodologias ativas e como se relacionam com a BNCC
- Identificar as estratégias de metodologias ativas
- A estruturar propostas baseadas nas metodologias de Ensino Híbrido e Aprendizagem Baseada em Projetos


3. Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia
O curso é dividido em duas partes: a primeira traz reflexões sobre o uso do trabalho em grupo e a aprendizagem de projeto. Esta última é uma estratégia para engajar os alunos em desafios vivenciados por eles em sua vida cotidiana ou no entorno da escola. A segunda parte apresenta a trajetória de Harley Sato, professor de Física e Ciências da Natureza, que utiliza a técnica dos Incidentes Críticos na sala de aula. 

O que você vai aprender:
- A implementar metodologias ativas
- A inovar no trabalho em grupo
- Aprendizagem baseada em problema (ABP) e BNCC
- A conduzir o planejamento, a implementação e a avaliação ABP


4. Metodologias Ativas: trabalhando com projetos durante a quarentena
Este curso traz reflexões sobre a prática docente e o uso de metodologias ativas. Você vai conhecer os elementos que ajudam os estudantes a construir a própria autonomia e como estabelecer um percurso de aprendizagem mais significativo. As discussões dessa formação serão focadas nas estratégias da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

O que você vai aprender:
- Os princípios da ABP e os benefícios dela na quarentena
- Como trabalhar a ANP com outras abordagens
- Como realizar a avaliação dos alunos nesse contexto


5. Metodologias ativas para aulas a distância: como usar o FlipGrid
Estudantes que vão atrás dos conteúdos, constroem conhecimentos a partir da interação com colegas, diálogo aberto entre docente e turma são ações promovidas pelas metodologias ativas. Para garantir que essa experiência seja feita de forma dinâmica e facilitada, ferramentas digitais como o FlipGrid podem ajudar. Com ele, é possível dialogar com escolas e famílias, criar tópicos de discussão e dar feedbacks aos alunos. A plataforma pode ser uma aliada nesse período de ensino híbrido.

O que você vai aprender:
- Os princípios das metodologias ativas
- Como criar sala e personalizar ambientes no FlipGrid
- Como criar QR Codes e STEAM
- Como organizar os itens das salas de aula digital


6. Google drive: como usar os slides e o formulário de perguntas?
Uma conta Gmail dá acesso a diversas funções que ajudam a otimizar o dia a dia escolar em tempos de ensino híbrido. No Google Drive é possível criar pastas específicas para turmas ou atividades, compartilhar documentos e aulas com alunos e familiares. Você consegue, também, criar apresentações de slides e editá-las de forma colaborativa. Aprenda neste curso a se organizar com essas ferramentas e favoreça o trabalho realizado com a gestão escolar e com os colegas nesses tempos de aulas remotas e presenciais.

O que você vai aprender:
- A acessar o Google Apresentações, inserir textos e imagens
- A criar documentos de forma colaborativa e ver quem fez as alterações
- A criar e enviar formulários de perguntas
- Como ver as respostas dos formulários


7. Google drive: como usar o Hangouts e o Docs?
A tecnologia se confirmou como uma forte aliada nesses tempos de ensino remoto. Ferramentas que facilitam a comunicação, troca de documentos e organização de arquivo ajudaram muito no dia a dia. Em um cenário de ensino híbrido isso não mudar. Esse curso apresenta os recursos disponíveis no Google Drive: planilhas, formulários, apresentações e textos, Meets, Docs, Hangout, tudo o que pode ser usado ao seu favor. Você vai conhecer também a experiência de uma professora que realiza, junto com a equipe da escola, planejamentos de forma colaborativa no Docs e reuniões a distância usando os recursos do Google Meet.

O que você vai aprender:
- Conceitos básicos do Google Hangouts e Meet
- Como gravar as aulas no Google Meet
- Como utilizar os recursos de digitação por voz, formatação de textos e como organizar os documentos no Drive
- Com agendar reuniões e fazer os convites pela plataforma


8. Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto
A nova rotina imposta pela necessidade de aulas a distância desafiou, e muito, quem trabalha com turmas da etapa de alfabetização. A presença física é fundamental, já que são necessárias intervenções e trabalhos em grupo para o processo de aprendizagem da escrita e leitura. O curso tem duas partes: a primeira vai compartilhar reflexões sobre a alfabetização no contexto de aulas remotas e presenciais, e sobre a importância do vínculo entre escola e família nesse momento. Na segunda, serão apresentadas propostas para aulas a distância, com passo a passo para realização de atividades em casa.

O curso tem a participação especial de Magda Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fundadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (Ceale) na mesma instituição e uma das maiores especialistas em alfabetização e letramento do Brasil. 

O que você vai aprender:
- As diferenças entre propostas de alfabetização presenciais e remotas
- A realizar diagnósticos e acompanhamentos do desempenho da turma
- A planejar as rotinas semanais das crianças e a melhorar a relação com as famílias
- Como realizar a alfabetização de turmas multisseriadas de forma remota
- Propostas de abordagens para o contexto de ensino remoto
- Os objetivos de aprendizagem e o planejamento considerando a BNCC

Tags

Guias