Por que as aves voam em bando?

Animais

POR:
Beatriz Santomauro, NOVA ESCOLA, Gabriela Portilho
Por que as aves voam em bando? Foto: Pedro Martinelli

Aves que vivem juntas também voam juntas, como os jaburus (Mycteria americana), as garças-brancas pequenas (Egretta thula) e tantas outras. Há espécies que fazem voos diários, desde o local de dormida até o de alimentação, que saem de seus abrigos noturnos no começo da manhã e retornam no crepúsculo. Outras realizam migrações de maiores distâncias, em geral, nas mudanças de estações do ano, como as do Hemisfério Sul que emigram para o Hemisfério Norte em busca de dias mais amenos e maior quantidade de comida. Leia mais informações sobre elas abaixo.

Sigam-me os bons Quem lidera é a ave mais experiente do grupo. Quando se cansa, reveza a dianteira com a que está imediatamente atrás dela.

Sem cansar Voar em conjunto diminui o atrito de cada indivíduo com o ar, o que significa menor gasto energético das aves.

Um trio ou centenas O número de integrantes de um grupo varia muito, até dentro de uma mesma espécie - de pouco mais de 2 até 500 ou mil.

Para o alto e avante A direção do voo é indicada pelo líder. Basta ele virar para os demais pássaros alterarem sua rota.


Consultoria Augusto João Piratelli, professor do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), campus de Sorocaba.. 

Pergunta enviada por Sávio Carneiro Pradines de Menezes, São Paulo, SP

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias