6 conteúdos imperdíveis que rolaram em agosto no site de Nova Escola

POR:
Ana Paula Bimbati

Oi, professora! Oi, professor! Tudo bem?

Quem diria que até agosto, o mês que parece ser eterno, passaria tão rápido! Com a correria do dia a dia e o desafio das aulas a distância (sim, elas ainda continuam para a maioria dos professores), você pode ter perdido algumas reportagens de destaque do site NOVA ESCOLA. Por isso, selecionamos 7 conteúdos essenciais para te deixar por dentro do que rolou neste mês:

1) 78,3% dos educadores são contrários ao retorno presencial. Para entender a opinião dos professores, rodamos uma pesquisa entre os nossos leitores e o resultado você pode conferir clicando aqui. A maioria dos que são contrários à volta às aulas temem pela segurança e saúde. Já quem prefere voltar ao formato presencial afirma que o ensino remoto gera desigualdades, já que não inclui a todos. 

2) Quais são as experiências de outros países que vivenciaram na prática a abertura das escolas? Para entender mais a fundo o tema, trazemos um breve panorama das ações realizadas pelos países e os desafios enfrentados. Clique aqui para ler.

3) Como ficou o calendário letivo? Enquanto a discussão sobre reabertura continua em alta, foi aprovada a lei que estabelece a flexibilização dos 200 dias letivos e autoriza também que as atividades presenciais sejam contabilizadas como carga horária. A nossa colunista, Alessandra Gotti, explica em seu novo texto como fica o calendário escolar deste ano e o que foi definido. Saiba mais clicando aqui.

4) Você sabia que toda quarta-feira temos um novo conteúdo sobre o universo da leitura? Neste mês, trouxemos 8 indicações de livros gratuitos para baixar na internet na coluna Leitura de Cabeceira. Também teve indicações da literatura brasileira e do folclore. Não perde tempo, não, e clique aqui para conferir e baixar nossas sugestões! :) 

5) E as competências socioemocionais, como ficam na pandemia? Como sabemos, as competências socioemocionais e gerais, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), colaboram para o aprendizado da turma. Entenda como fazer o melhor uso delas no ensino remoto ou no retorno às aulas. Este assunto também foi tema da coluna da professora Selene Coletti, que fez uma relação sobre como essas competências se relacionam com as habilidades matemáticas. Não sabe como fazer isso na sua aula? Vem comigo conferir as dicas da nossa colunista neste link.  

6) Jogos lúdicos ou pedagógicos: tem diferença? Muitos professores apostam neles para desenvolver habilidades ou apresentar um conteúdo de forma diferente. Neste texto, você vai entender como fazer o bom uso de recurso, quais escolher e como usá-los a distância. Temos certeza que seus alunos vão amar. 

Se você ainda deseja ver outros conteúdos, é só acessar aqui. Temos ainda uma seção com várias indicações de planos de aula, reportagens, entrevistas e muito mais! Espero que goste ;) 

Um abraço, 

 

Tags

Guias

Tags

Guias