ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão Ler mais tarde

Quem foi Albert Einstein e o que ele descobriu?

por:
EM
Elisa Meirelles
GP
Gabriela Portilho
Junho de 2012


(Crédito: Ernst Haas/ Getty Images e Ilustração: Raphael Salimena)

 

Pergunta enviada por Gabriel Scalici, Guarulhos, SP

Albert Einstein (1879-1955) foi um dos pais da ciência moderna, além de um entusiasta dos direitos humanos. De família judaica, nasceu na Alemanha, mas deixou o país aos 17 anos por não concordar com a linha militarista do governo. Viveu e estudou na Suíça, voltou à Alemanha e se mudou para os Estados Unidos quando Adolf Hitler (1889-1945) chegou ao poder, em 1933. Ao longo da vida, defendeu a utilização da ciência para fins pacíficos e o controle mundial sobre o uso da energia atômica.Conheça as principais descobertas dele.

Relatividade restrita O cientista constatou que as medições do tempo e da distância dependem do movimento relativo dos observadores. Na época, a teoria não teve aplicação prática, mas hoje é fundamental para satélites, GPS e outras tecnologias.

Relatividade geral A descoberta ocupou o lugar da Teoria da Gravidade, de Isaac Newton (1643-1727), vigente durante 250 anos. Na teoria de Einstein, a força da gravidade é interpretada como um efeito da curvatura do espaço-tempo.

Efeito fotoelétrico Einstein constatou que a luz não era uma onda contínua, como se pensava, mas pequenos conjuntos de fótons que estimulam certos metais a liberar elétrons, gerando energia. O princípio foi usado como base para as tecnologias modernas.

Fissão nuclear A fórmula mais famosa da Física é fruto de uma das teorias do cientista, em que ele propõe uma relação entre massa e energia. O princípio pode ser usado tanto para gerar energia quanto para criar bombas atômicas.

 

Consultoria Helio Fagundes, professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de São Paulo, e Cláudio Furukawa, docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). 


 

 

ANÚNCIO
LEIA MAIS