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Diretores e coordenadores: como se preparar para liderar a implementação da BNCC

Trilha de cursos gratuitos oferece ferramentas práticas para conduzir esse processo

POR:
Rosi Rico
Condução da discussão sobre a BNCC cabe aos gestores, que precisam conhecer o documento e oferecer oportunidades para que a comunidade escolar também o compreendam. Crédito: Getty Images

Qual escola almejamos enquanto brasileiros? Uma possível resposta para essa pergunta pode ser depreendida das indicações presentes na Base Nacional Comum Curricular. A BNCC traz mais do que as aprendizagens essenciais que todos os alunos têm direito a construir durante a Educação Básica. No texto introdutório, esse documento discute a concepção de Educação que deve orientar as instituições de ensino nacionais ao apontar para a necessidade de promover não apenas o desenvolvimento intelectual dos estudantes, mas também, o social, o físico, o emocional e o cultural.

Esses aspectos fazem parte da chamada Educação Integral, que considera a formação e o desenvolvimento humano global do aluno. Isso para que o estudante seja capaz de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática e sustentável. São pontos que também estão refletidos nas dez competências gerais estabelecidas como propósito final para o que será trabalhado ao longo da trajetória estudantil na Educação Básica. Para conseguir formar esse aluno, como deve ser a escola? Essa é uma das principais reflexões a serem feitas pela comunidade escolar durante o processo de implementação da BNCC – em curso na maioria das instituições do País.

A condução dessa discussão cabe aos gestores, que precisam conhecer o documento e oferecer oportunidades para que professores, funcionários e famílias também o compreendam. E isso passa por analisar as competências gerais e também as específicas de cada componente curricular, entender como elas se encaixam na construção ou reelaboração dos currículos e nas metodologias adotadas pela instituição, bem como avaliar o que precisa ser revisto no Projeto Político-Pedagógico (PPP) para abranger as novas propostas. “A BNCC indica que a escola não pode ser apenas um lugar para reproduzir o currículo. Ela deve produzir conhecimento, mas também, ser o espaço para discutir os sentidos da Educação”, afirma Sonia Guaraldo, consultora pedagógica e formadora em redes de ensino. “Por exemplo, o documento aponta para uma gestão mais participativa e democrática. Como tornar isso realidade? É uma questão a ser avaliada”, completa.

Também é papel de diretores e coordenadores pedagógicos fazerem com que os debates se concretizem em ações. E isso inclui estabelecer processos formativos para a equipe. “Se a gente quiser transformar a escola, é fundamental que a dupla gestora esteja alinhada e comprometida com as questões pedagógicas. E que execute um trabalho colaborativo com a comunidade escolar e com as secretarias de Educação”, ressalta Sonia.

Assim, a implementação da BNCC é uma oportunidade para que as escolas revejam processos, trabalho que exige preparação de diretores e coordenadores pedagógicos. Como fazer isso? NOVA ESCOLA e Itaú Social desenvolveram nove cursos gratuitos para apoiar a dupla gestora, que serão disponibilizados em duas etapas. “Queremos contribuir para a qualificação desses profissionais, oferecendo materiais que os ajudem a dar conta dos desafios de readequar o currículo, repensar o PPP e, principalmente, garantir que as aprendizagens essenciais sejam desenvolvidas com equidade para todos”, afirma Juliana Yade, especialista em educação do Itaú Social.

Os quatro primeiros podem ser feitos em conjunto pela dupla gestora. “Os demais são direcionados ao diretor ou ao coordenador pedagógico. Isso porque compreendemos a necessidade de abordar as especificidades de cada cargo”, explica Carolina Miranda, coordenadora de projetos pedagógicos de NOVA ESCOLA.

Quem fizer os cursos terá acesso a informações detalhadas sobre a BNCC, reflexões sobre quais são os perfis de diretores e coordenadores para liderar uma escola alinhada aos princípios desse documento e exemplos práticos de como reformular o PPP e envolver a equipe docente e toda a comunidade no processo, dentre outras ações necessárias para a implementação efetiva da Base. “Tudo foi elaborado para que o cursista possa construir seu conhecimento e também obter ferramentas para formar sua equipe”, conta Sonia, uma das especialistas convidadas por NOVA ESCOLA para preparar os cursos.

As videoaulas estão disponíveis na plataforma Polo, o ambiente virtual de formação do Itaú Social. “Os cursos estão alinhados aos quatro momentos de aprendizagem do Polo: explorar, ampliar, praticar e transformar”, completa Juliana.

Confira cada curso:

Introdução à BNCC – Apresenta um percurso para que você conheça o contexto de criação da BNCC e quais são as definições e os princípios presentes no documento, além de entender tudo que envolve o papel da gestão na sua implementação.

A BNCC nas práticas da gestão escolar – Traz em detalhes o que faz do gestor um articulador da implantação da BNCC e apresenta estratégias para construir uma gestão participativa.

A BNCC como oportunidade para rever o PPP – Fornece ferramentas para o alinhamento do PPP à BNCC, explicando quais são as etapas e estratégias necessárias para sua construção e qual a importância da coerência entre os elementos que o compõem.

Monitoramento de processos e avaliação de recursos educacionais – Promove o debate do que é avaliação, com ênfase nos sistemas de avaliações externas em larga escala. Também indica como utilizar os resultados das avaliações a serviço do processo de ensino e aprendizagem.

O Coordenador pedagógico como formador - Como desenvolver estratégias de formação continuada alinhadas à BNCC contemplando o engajamento e a participação ativa dos professores.

Dimensões do trabalho do diretor e a BNCC - Como identificar as demandas dos professores, equipe pedagógica e secretaria de educação para implementar um currículo alinhado à BNCC que reflita as especificidades e potencialidades da escola.

Observação de sala de aula - Como implementar uma comunicação assertiva entre os professores e a gestão de forma a estabelecer uma relação de troca que ressignifique a prática de observação de sala de aula como um momento formativo.

Projeto institucional na gestão escolar - Como estruturar um projeto institucuional envolvendo diferentes atores da comunidade escolar articulando os conhecimentos previstos na BNCC.

Sistematização e compartilhamento de boas práticas - omo estruturar estratégias para o trabalho colaborativo entre a gestão e a coordenação pedagógica para a troca e circulação de conhecimento.

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