PDF para baixar: Atividades e objetivos prioritários na Educação remota

Tabela construída por especialistas de NOVA ESCOLA mostra quais pontos da BNCC não podem ser deixados de lado e lista os melhores Planos de Atividade para trabalhar cada um

POR:
Nairim Bernardo
Tabela traz cada objetivo prioritário relacionado aos Planos de Atividade úteis para alcancá-lo. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

O novo contexto mundial atingiu em cheio a escola e tem obrigado os professores da Educação Infantil a rever todo o planejamento de 2020. O primeiro passo para isso é reler o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê para a etapa e para o trabalho com a faixa etária de crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, pela classificação do documento).

A Base de Educação Infantil é dividida em Campos de Experiências, Objetivos de Aprendizagem e faixas etárias. E é preciso lembrar também dos seis direitos de desenvolvimento aprendizagem previstos no texto oficial. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. No que diz respeito às crianças bem pequenas, a consultora de Educação Infantil, Ana Teresa Gavião, diz que é importante olhar para como a criança se desenvolve, experimenta e aprofunda conceitos que já vêm sendo vivenciados desde que era bebê. “Os bebês costumam gostar muito de jogos e gestos de repetição, por exemplo. Já nas crianças bem pequenas chama atenção o interesse pelo faz-de-conta”, explica Ana Teresa. Portanto, fique atento para propor experiências que acompanhem esse processo gradual de desenvolvimento.

Ao propor que os pais organizem experiências com seus filhos, o professor deve estar atento a quais Objetivos de Aprendizagem aquilo se refere, mas não precisa detalhar para as famílias usando os termos técnicos do documento. “O papel do professor é tentar contribuir com essas famílias para que elas desenvolvam essas atividades de um modo mais natural, sem sobrecarregá-las. Não explique para os pais que eles precisam ler histórias porque isso corresponde a determinado item da Base, mas porque é uma ação que desenvolve a imaginação, a criatividade e os vínculos pessoais”, sugere Evandro Tortora, educador na CEI Dr. Tancredo Neves, em Campinas, interior de São Paulo. 

Abaixo, você encontra a tabela em PDF com sugestões de atividades do acervo de NOVA ESCOLA para serem realizadas em casa e a lista dos objetivos da BNCC aos quais elas correspondem. Clique no botão para conferir as propostas, salvá-la no seu computador e discuti-la com seus colegas.

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PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

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