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Saberes e atitudes de alunos com deficiência

Os pequenos com deficiência sabem muitas coisas. Às vezes, até mais que os colegas

POR:
Carla soares Martin
A cada novo conteúdo a ser ensinado, de acordo com seu planejamento, você se depara com a tarefa de sondar quanto a turma já sabe sobre aquilo para determinar como levá-la a avançar. Quando há uma criança com deficiência na sala, a história não deve ser diferente. É preciso verificar também o que ela já conhece e seguir em frente com a etapas previstas. Mais do que se basear num diagnóstico médico que limite as possibilidades dela, proponha situações de aprendizagem desafiadoras para descobrir até onde ela pode chegar.

Colocando o foco no aprendizado e considerando cada criança em suas particularidades, você evita a preocupação demasiada com os sintomas ou com a adequação do comportamento dela. "É muito complicado transportar um diagnóstico médico para a sala de aula. Ele ajuda, mas não pode ser um rótulo que se tenha de carregar e impeça o aprendizado", afirma Simone Kubric, educadora do Trapézio - Grupo de Apoio à Escolarização, em São Paulo. Não são raras as ocasiões em que o aluno supera as expectativas criadas pelos médicos, surpreendendo a todos com seu desempenho.

Para investigar o que os alunos com algum tipo de deficiência já sabem, você pode usar as mesmas estratégias que prepara para os demais, desde que adote diferenciações adequadas a cada necessidade da criança. O importante é colocar todos os estudantes em contato com aquilo que pretende ensinar.

A estratégia escolhida deve permitir que eles usem, durante a sondagem, informações e práticas já conhecidas. Os resultados dão uma ideia dos conhecimentos prévios de cada um, evitando que você proponha situações fáceis demais - e, portanto, desmotivantes - ou apresente algo exageradamente complexo, que os alunos, naquele momento específico, ainda não têm condição de se apropriar.

Dada a aula, você tem pela frente a tarefa de avaliar o que todos aprenderam. Aqui é preciso evitar o erro de comparar crianças diferentes, ou querer nivelar o desenvolvimento da turma. Isso vale para crianças com e sem deficiência. O desempenho de cada aluno deve ser confrontado com o conhecimento prévio que ele tinha, levando em conta suas possibilidades individuais. "O correto é comparar cada aluno com ele mesmo", diz Silvana Lucena Drago, responsável pelo setor de Educação Especial da Diretoria de Orientação Técnica da prefeitura de São Paulo.
Avaliação de atitudes

Para que a avaliação do aluno com deficiência saia a contento, é importante ter em mente o que se quer que ele aprenda, quais são os objetivos que ele deve atingir e os conteúdos a dominar. Outra tarefa é determinar as metodologias e estratégias que serão adotadas. Nesse sentido, vale lembrar que todas as atividades oferecem elementos para avaliação. Atitudes muito simples, como se reunir em grupo, permanecer sentado na carteira, se alimentar, cuidar da higiene pessoal sozinho e utilizar os materiais escolares corretamente podem ser considerados grandes avanços para estudantes com deficiência intelectual. A observação de todos no dia a dia é sempre de grande valia para o professor.

"O educador não pode apenas procurar o que está errado no aluno. O importante é verificar o que ele foi capaz de aprender", diz Maria Tereza Esteban, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro. E, no caso das crianças e dos jovens com deficiência, pequenas atitudes são sempre indícios de progressos, mesmo que eles não apreendam todo o conteúdo que você tentou ensinar na sua disciplina.

Para acompanhar a aprendizagem das crianças, é preciso fazer registros diários sobre o desempenho delas e compilar os trabalhos que realizam em sala. Esse material pode ser transformado num portfólio (arquivo da produção dos alunos). A periodicidade com que esses registros são transformados em notas depende da política educacional de cada escola. Pode ser bimestral ou trimestral.

O importante é que esses progressos sirvam de instrumento para que você verifique o que cada um aprendeu e, especialmente no caso dos alunos com deficiência, planeje estratégias diferenciadas para que eles não parem de avançar. Essa verificação também servirá para o planejamento dos objetivos seguintes. Assim você sempre poderá determinar com mais segurança o que ensinar a cada etapa e qual a maneira mais apropriada de fazer isso.

Comportamento nas provas

A forma de se comportar no ambiente escolar, além de ser ensinada, precisa ser também avaliada. Um aspecto particularmente importante é como se portar durante uma prova. Nesses tempos em que as avaliações de sistemas estão se tornando cada vez mais frequentes, trabalhar essa questão com aqueles que apresentam deficiência ganha importância.

Alunos com deficiência das escolas municipais da capital paulista, por exemplo, já são submetidos à Prova São Paulo, que avalia os estudantes do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. Para participar, os alunos com autismo, por exemplo, contam com a ajuda de um professor com quem tenham mais afinidade. As crianças com deficiência visual severa recebem a prova em braile ou fazem o exame com a ajuda de ledor e escriba.

Na Rede Estadual de São Paulo, todos os alunos participam do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que serve de base para o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Mas algumas flexibilizações são contempladas, como no caso dos alunos com deficiência intelectual. Eles fazem a prova como os demais, na perspectiva da inclusão, mas as notas alcançadas por eles não são contabilizadas no resultado final do exame.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA

Adultos com Síndrome de Down - A Deficiência Mental como Produção Social, Maria Sylvia Carneiro, 176 págs., Ed. Papirus, tel. (19) 3272-4500, 36,90 reais
Caminhos para a Inclusão, José Pacheco, 232 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-7033444, 58 reais
Deficiência e Escolarização: Novas Perspectivas de Análise, José Geraldo Bueno, Geovana Mendes e Roseli Santos (orgs.), 480 págs., Ed. Junqueira&Marin, tel. (16) 3336-3671, 35 reais
O Desafio das Diferenças nas Escolas, Maria Teresa Eglér Mantoan, 152 págs., Ed. Vozes, tel. (11) 3105-7144, 24,40 reais
A Educação do Deficiente no Brasil - Dos Primórdios ao Início do Século XXI, Gilberta Jannuzzi, 256 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3249-2800, 39 reais
Educação Especial no Brasil - História e Políticas Públicas, Marcos Mazzotta, 208 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3611-9616, 31 reais
Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar, Rosana Glat (org.), 212 págs., Ed. 7 Letras, tel. (21) 2540-0076, 35 reais
Educação Inclusiva - Direitos Humanos na Escola, Adriana Marcondes Machado, 163 págs., Ed. Casa do Psicólogo, tel. (11) 3034-3600, 29 reais
Escola Inclusiva e a Organização do Trabalho Pedagógico, Rosita Edler Carvalho, 152 págs., Ed. Mediação, tel. (51) 3330-8105, 38 reais
Habitantes de Babel: Políticas e Poéticas da Diferença, Jorge Larrosa e Carlos Skliar (orgs.), 304 págs., Ed. Autêntica, tel. (31) 3222-6819, 42 reais
Inclusão e Educação - Doze Olhares sobre a Educação Inclusiva, David Rodrigues e outros, 320 págs., Ed. Summus, tel. (11) 3872-3322, 62 reais
Inclusão Escolar - Pontos e Contrapontos, Valéria Arantes (org.), 104 págs, Ed. Summus, 28,90 reais
Inclusão - Construindo uma Sociedade para Todos, Romeu Sassaki, 176 págs., Ed. WVA, tel. (21) 2493-7610, 35 reais
Inclusão - Um Guia para Educadores, Susan Stainback e Willian Stainback, 456 págs., Ed. Artmed, 73 reais
Pedagogia Diferenciada - Das Intenções à Ação, Philippe Perrenoud, 184 págs., Ed. Artmed, 46 reais
A Pedagogia na Escola das Diferenças - Fragmentos de uma Sociologia do Fracasso, Philippe Perrenoud, 230 págs., Ed. Artmed, 48 reais
Pensando e Fazendo Educação de Qualidade, Maria Teresa Eglér Mantoan e outros, 128 págs., Ed. Moderna, tel. (11) 2790-1300, 38,50 reais
Preparando o Caminho da Inclusão: Dissolvendo Mitos e Preconceitos em Relação à Pessoa com Síndrome de Down, Suad Nader Saad, 304 págs., Ed. Vetor, tel. (11) 3146-0333, 37 reais 

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