3 cursos gratuitos para estudar em casa

Aproveite o tempo em casa para investir na sua formação e se preparar para os desafios trazidos pelo covid-19

POR:
Paula Salas
Foto: Getty Images

Diante da ameaça do covid-19, para conter a disseminação do coronavírus, redes de todo o país decidiram suspender as aulas. Longe da escola e com cidades brasileiras aderindo à quarentena, a perspectiva é ficar mais tempo em casa. Que tal aproveitar para estudar e investir na sua formação durante este período? 

Pensando em te apoiar, disponibilizamos gratuitamente três cursos NOVA ESCOLA que podem também te auxiliar diante dos desafios de manter o contato com os alunos à distância durante a pandemia. “A ideia é que o professor possa usar esse tempo para se preparar, estudar e já colocar em prática nas atividades que vai propor que as famílias façam”, afirma Barbara Castro, coordenadora pedagógica dos cursos online NOVA ESCOLA. 

São três cursos de 4 a 10 horas de duração, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com certificado de conclusão. Quer saber do que se trata cada um? Confira abaixo:

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Como criar e usar vídeos na Educação
Carga horária: 4 horas

Com a suspensão das aulas, pensou em disponibilizar videoaulas para seus alunos estudarem em casa? Gravar vídeos não é tão fácil, mas este curso pode te ajudar nessa missão! 

Carina Fragozo, Paulo Valim, Ivys Urquiza e Rafael Procópio, responsáveis pelos maiores canais de Educação do YouTube no Brasil, compartilham seus conhecimentos de professores youtubers. Eles ensinam quais os formatos possíveis de videoaulas, os equipamentos e técnicas necessárias, como criar um canal, como escrever um roteiro interessante que possa engajar os estudantes e como pensar estratégias didáticas para usar vídeos com a sua turma. Ao final do curso, já estará pronto para ser youtuber de Educação – ou pelo menos montar boas videoaulas.  Faça o curso aqui

EDUCAÇÃO INFANTIL

Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular
Carga horária: 10h

Ficar em casa pode ser um grande desafio tanto para os pequenos, quanto para os pais e responsáveis. Esta pode ser a oportunidade de pensar em atividades que permitam ampliar o repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira. Além de divertido, possibilita desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre movimento, palavra e música que contribuem para o desenvolvimento integral dos pequenos. A partir do curso, é possível pensar em propostas que as famílias possam fazer em casa com as crianças. Faça o curso clicando aqui e compartilhe ideias com a sua turma.

Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação
Carga horária: 10 horas.

Lavar as mãos não é banal - e o novo coronavírus reforçou a importância de desenvolver bons hábitos de higiene desde cedo. Pensar nessa rotina de cuidados já é um trabalho comum na Educação Infantil. Ações que envolvem higiene e alimentação, se planejadas com intencionalidade, são grandes oportunidades de garantir os seis direitos de aprendizagem previstos na BNCC e colocar os pequenos no centro do processo de aprendizagem e desenvolvimento. 

Neste curso, a professora Nilcilene Brambilla compartilha as práticas que desenvolve com sua turma. As ações que ela explica poderiam ser aplicadas em casa. Por isso, não deixe de conferir este curso para construir propostas e orientações que auxiliem as famílias a criarem essa rotina em casa e garantir muito desenvolvimento e aprendizagem para os pequenos. Acesse agora e garanta seu certificado.

Tags

Guias