Dia Internacional das Mulheres: 12 autoras para levar para sua sala de aula

Diversificar os livros apresentados à turma pode promover empatia e estimular a leitura

POR:
Ana Paula Bimbati
Crédito: Getty Images

Quantos livros você já indicou para os seus alunos? E quantos deles foram escritos por mulheres? A diversidade na escolha de uma obra é importante para ampliar os horizontes da turma. “Estudei em uma escola que a biblioteca se chamava Clarice Lispector, mas eram poucos os livros escritos por mulheres. Isso me incomodava, porque pensava ‘tenho tantas mulheres ao meu redor, mas não vejo muitas na literatura’”, conta a professora Bruna Paiva de Lucena, que estuda em seu pós-doutorado práticas para estimular a leitura a partir de autoras 

Como aproximar a turma da literatura produzida por mulheres?

A professora Laura Guimarães, da EMEF Antenor Nascentes, na Zona Sul de São Paulo, tem um projeto literário com alunos do 4º ao 9º ano. Uma das atividades é chamada de “amigo literário”, no qual os estudantes escolhem uma autora ou autor para estudarem. Em paralelo, a professora promove encontros semanais para realizar a leitura e discussão de outras obras. Quer saber mais sobre essa prática? Leia a edição especial de NOVA ESCOLA BOX do Dia da Mulher.

Para Bruna, aumentar a representatividade e levar autoras/histórias que os alunos se identifiquem colabora para promover empatia, uma das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Nós temos a responsabilidade de formar leitores na sala de aula, não de forma instrumental, mas de maneira que os estudantes se tornem leitores críticos”, aponta a especialista. 

Com a colaboração de especialistas, selecionamos 15 autoras para você conhecer e levar para sua turma. Confira todas abaixo: 

Educação Infantil

Ângela Lago
Nascida em Belo Horizonte (MG), Ângela foi uma escritora e ilustradora que dedicou  grande parte de sua carreira à literatura infantil. Suas obras mais conhecidas são: “Sangue de barata”, que conta a história de um crime investigado por animais, e “Cena de rua”, que narra a vida de um menino vendedor de frutas no semáforo.

Elena Favilli e Francesca Cavallo
As escritoras italianas, Elena e Francesca escreveram a série de livros  “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”. As obras foram traduzidas para mais de 30 idiomas e é recomendada para ser usada com bebês, crianças pequenas e crianças bem pequenas. Os contos são as histórias de personalidades como Frida Kahlo, Elizabeth I e Serena Williams. Os livros fizeram tanto sucesso que foram transformados em um podcast aqui no Brasil e está disponível aqui

Lygia Bojunga
De Pelotas (RS), Lygia Bojunga tem 87 anos e já recebeu o Prêmio Jabuti e o Prêmio Hans Christian Andersen. Uma das suas principais obras é “A Bolsa Amarela”, publicado em 1981, e é recomendado por especialistas para usá-lo na Educação Infantil e  Fundamental 1. 

Fundamental 1 

Ana Maria Machado
Com mais de 40 anos de carreira e mais de 100 livros publicados, Ana Maria já foi eleita para cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras e foi vencedora  duas vezes do Prêmio Jabuti. Suas obras mais reconhecidas são: “Bisa Bia, Bisa Bel” e “História meio ao contrário” 

Carolina Maria de Jesus
Empregada doméstica e catadora de lixo, Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914 em Sacramento (MG). Mudou-se para São Paulo após a morte da mãe e viveu na favela do Canindé, Zona Norte da capital paulista. Seu livro mais conhecido é “Quarto de Despejo”, feito no formato de diário e que teve colaboração do jornalista Audálio Dantas para publicação. Especialistas indicam o uso da obra com as turmas do Ensino Fundamental 2 e para Fundamental 1 a leitura recomendada é do “Diário de Bitita”. 

Veja como conduzir uma análise literária

Cecília Meireles
Nascida no Rio de Janeiro, a jornalista Cecília é uma das escritoras brasileiras mais renomadas. Como professora defendeu a construção de bibliotecas infantis. Sua carreira como autora começou ainda cedo quando, aos 18 anos publicou o livro de poemas “Espectros”. Apresentar as obras de Cecília Meireles para sua turma é levar os grandes clássicos da literatura brasileira. 

Penélope Martins
Formada em Direito, Penélope se aventurou no mundo da literatura anos depois de se formar na universidade. Hoje é narradora de histórias e autora do livro “Aventuras de Pinóquio”, recomendado para turmas do Fundamental 1. 

Fundamental 2

Carol Rossetti 
Nascida em Belo Horizonte, Carol é designer, ilustradora e escritora. Seus livros ilustrados tem como foco abordar as questões relacionadas a representatividade feminina. Seus trabalhos tiveram grande repercussão na internet e você pode conferir gratuitamente aqui. 

Conceição Evaristo
Primeira da sua família a acessar a universidade, Conceição tem 73 anos e é um dos grandes nomes da literatura brasileira.  Especialistas recomendam o uso da obra “Olhos D'Água”, seu livro de contos que lhe concedeu o Prêmio Jabuti, em 2015. A escritora e professora se candidatou em 2018 para a Academia Brasileira de Letras, mas não foi escolhida. 

Jarid Arraes
Nascida em  Juazeiro do Norte (CE), a escritora e cordelista Jarid é autora do livro “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, que pode ser utilizado para promover um debate sobre  a questão racial. Foi responsável por criar o Clube da Escrita Para Mulheres, em outubro de 2015, com o objetivo de empoderar mais mulheres a se tornarem autoras. Jarid também é autora de cordéis infantis como “A menina que não queria ser princesa” e “A bailarina gorda”. 

Lygia Fagundes Telles 
Nascida em São Paulo, Lygia se interessou por literatura quando ainda era adolescente. Considerada a dama da literatura brasileira e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), seu livro “As meninas” é indicado para trabalhar contos com os alunos de Fundamental 2. 

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