Educação Infantil: como inovar na volta às aulas?

Confira quatro sugestões para planejar a recepção dos pequenos e começar bem o ano letivo

POR:
Miguel Martins
Crédito:  Roberto Setton /Nova Escola Box

A volta às aulas é sempre um período agitado e estimulante. Enquanto a meninada está com as energias recarregadas, os professores têm a oportunidade de testar metodologias e explorar novas abordagens. Quando falamos da Educação Infantil, a organização do espaço é um dos elementos que podem ser bem aproveitados para estimular o desenvolvimento dos bebês,  crianças bem pequenas e pequenas.

Parte do planejamento envolve pensar espaços e objetos desafiadores para explorar a curiosidade e desenvolvimento motor. Uma boa dica é começar pela decoração da sala de aula. Mas, em vez de assumir a tarefa, que tal compartilhá-la com os pequenos? Estimulá-los a ajudar a construir o próprio espaço que utilizarão para aprender e brincar ao longo do ano é uma boa forma de recepcionar os pequenos no início do ano letivo. Um varal com obras criadas pelas próprias crianças, paredes revestidas de fotos de suas famílias e a personalização da porta da sala de aula com temas sugeridos pela turma são ótimas sugestões para estimular a autonomia, criar um ambiente acolhedor e desenvolver uma conexão com e entre a turma.

Decoração decoradora

Crédito: Duda Oliva/Nova Escola

Para além da estética, é importante que a decoração da sala reflita a identidade da turma e esteja dentro de uma proposta pedagógica. Para saber mais sobre o tema e conferir o passo a passo de como personalizar a porta da sua sala com o envolvimento das crianças, organizar os cantinhos e organizar a produção e objetos pessoais da turma, confira o NOVA ESCOLA BOX sobre Educação decoradora clicando aqui

Na hora de planejar a distribuição dos espaços, uma boa sugestão ao organizar os cantinhos é criar ateliês para diferentes atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. Para quem pensa que um ateliê é restrito às artes visuais, o professor Evandro Tortora, educador na CEI Dr. Tancredo Neves, em Campinas, interior de São Paulo, mostra como ordenar a sala de aula em pequenas oficinas de atividades tão diversas como modelagem, computação, casinha, Matemática e biblioteca: 

Quer saber mais sobre como organizar ateliês na Educação Infantil? Confira o passo a passo aqui e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema com o curso NOVA ESCOLA “Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês”. 

São 40 horas de curso com o objetivo de instruir os professores sobre o planejamento do espaço da sala de forma intencional: organização do espaço da sala de referência das crianças, fundamentando-se nos direitos de aprendizagem propostos pela BNCC e como fazer uso de ateliês com o intuito de desenvolver a cooperação, solidariedade e autonomia das crianças. Clique aqui para conhecer mais sobre o curso.

Verão, calor e crianças com muita disposição? Quem não gosta de brincar de água, ainda mais na companhia de colegas da mesma faixa etária? Depois de modelar o espaço da sala de aula, é hora de partir para o planejamento de atividades capazes de estimular a socialização. No verão, uma boa pedida são as brincadeiras com água.

Além de muito divertidos, os banhos de esguicho podem estimular a afetividade e a motricidade e transformar a escola em um prolongamento da casa das crianças. Conheça mais sobre os benefícios das brincadeiras com água e como mergulhar com a sua turma nessas brincadeiras clicando aqui.

Outra boa sugestão pra retomar as atividades escolares é acolher os pequenos por meio da música. Abaixo, selecionamos alguns planos de aula de NOVA ESCOLA que podem inspirar esse trabalho com os pequenos.

Para bebês (até 1 ano e 6 meses)

- Leitura musical para bebês
- Massagem com música instrumental

Para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

- Brincadeiras musicais
- Nossa orquestra: explorando instrumentos musicais
- Brincadeiras com sons do corpo
- Instalações Sonoras
- Esconde esconde de objetos sonoros 
- Exploração e criação de sons com objetos 

Para crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

- Conhecendo diferentes ritmos musicais
- Músicas que são poemas
- Conhecendo a música indígena

Pesquise todos os planos de atividade para Educação Infantil


Quer se aprofundar ainda mais no universo das brincadeiras cantadas para os pequenos? As professoras Maristela Loureiro e Ana Tatit ensinam uma canção africana de boas-vindas no curso abaixo, cuja proposta é contribuir para a ampliação do repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira: 

Se interessou? Confira o conteúdo programático do curso e mais informações clicando aqui.