Jogos digitais: o que eles têm de especial
Um bom jogo de tabuleiro ou cartas já é incrível. Mas quando a tecnologia entra em cena, as oportunidades avançam muito
29/11/2019
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Jornalismo
29/11/2019
Você já deve saber disso: se o jogo por si só já promove o engajamento dos alunos, quando eles lidam com games interativos, a imersão é muito maior. "A cor, o som, são alguns itens que chamam muito a atenção das crianças", conta Fabrício Eduardo Ferreira, professor da rede municipal de Pindorama (SP) e mentor do Time de Autores dos planos de aula NOVA ESCOLA. Mas não é só impressão: a ciência mostra muitas vantagens que são associadas ao uso de jogos digitais. Conheça, abaixo, algumas características que tornam os games tão especiais.
"Os jogos para aprendizagem têm ganhado narrativas cada vez mais fascinantes", conta Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco e fundador da Joy Games. As histórias que permeiam os desafios ligados à matemática despertam o interesse e a curiosidade dos estudantes. "Elas se ligam à imaginação e à criatividade das crianças e ajudam a construir uma aprendizagem mais significativa", explica Luciano.
Quando fazemos a tarefa de casa, precisamos esperar até o dia seguinte para sabermos se acertamos ou erramos. "Muitas vezes, nem estamos mais engajados naquele desafio e a resposta fica apenas em 'certo' ou 'errado'", diz Luciano. Em jogos digitais, o retorno é imediato e – naqueles de boa qualidade – engaja o aluno a reavaliar sua resposta em busca de uma estratégia que o faça acertar e, por consequência, avançar no jogo.
Há cada vez mais plataformas avançadas, que analisam o desempenho nos jogos e montam trilhas de desafios com base nas suas dificuldades e em seus pontos de atenção. Elas também oferecem relatórios aos professores, que podem avaliar cada aluno individualmente e a turma. Essa tecnologia, infelizmente, ainda não está disponível para todas as escolas, mas já há redes públicas que fazem o uso de plataformas com essas características.
Um ponto negativo dos games ainda é, infelizmente, a indisponibilidade tecnológica para usá-los, já que necessitam que os alunos estejam em computadores com os jogos instalados ou com acesso à internet. De todo modo, vale lembrar que jogos digitais não substituem completamente outras estratégias de ensino, nem os jogos tradicionais. "O professor não pode deixar de lado o registro e a problematização", destaca Fernando Barnabé. É importante que o professor estimule os estudantes a tomarem nota dos desafios e estratégias que enfrentaram e possam compartilhar e debater esse registro com os colegas. Além disso, competências importantes como a empatia, a negociação e o trabalho em grupo também são mais intensas no uso de jogos físicos.
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