Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

Como lidar com uma aula que não dá certo?

POR:
Paula Peres
Crédito: Duda Oliva

Olá!

Os professores que receberam o convite para o próximo curso ao vivo já devem ter lido sobre o professor Harley Sato. Mas, para quem não o conhece, ele fez carreira por muitos anos como professor de Física em um famoso cursinho pré-vestibular de São Paulo, mas passou por um momento de avaliação da própria carreira e do processo de aprendizagem dos alunos e decidiu que queria aprender novas maneiras de ensinar.

Ele estava acostumado com o modelo das aulas expositivas, em que o professor que “dá shows” na frente dos alunos costuma se destacar. Mas reparou que, mesmo depois de todo o esforço para dar uma aula incrível, muitos de seus alunos pareciam não absorver aquele conhecimento. No processo de descobrir as metodologias ativas, que colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem, Harley teve que enfrentar desafios novos: mais tempo de preparo das aulas e a frustração de aulas que não saem conforme o esperado.

Harley vai contar detalhes dessa trajetória no segundo dia do curso gratuito “Metodologias ativas: como inovar sem tecnologia”, que será transmitido ao vivo nos dias 2 e 3 de dezembro, sempre às 19h. Você pode se inscrever aqui.

Isso não quer dizer que as aulas expositivas não sejam importantes. Elas têm sua função no processo de ensino e aprendizagem, e você pode ler mais sobre elas aqui. (E, de quebra, este plano de aula ensina seus alunos a tomarem nota desse tipo de aula). E este artigo compara com mais profundidade as diferenças entre aulas expositivas e as metodologias ativas.

O gerente ficou louco!

Já preparou o bolso para essa sexta-feira? A Black Friday está virando uma tradição, e a Nova Escola não vai ficar de fora. Mas a nossa Friday de descontos dura a semana inteira: você já pode conferir agora quais são os descontos exclusivos nos cursos da Nova Escola e na assinatura do Nova Escola Box que estão reservados a você. Além disso, ainda temos ofertas exclusivas que mudam a cada dia. Ficou curioso? Saiba mais aqui.

Um abraço,

Paula Peres
Redatora de Nova Escola