No Mês da Consciência Negra, Nova Escola Box traz sugestões para discutir autoestima

Tem dois e-books sobre personalidades negras, ideias sobre como abordar a história africana em várias disciplinas e até e uma playlist com sambas de Leci Brandão para ouvir com a turma

POR:
Pedro Annunciato
A professora Priscilla, da EMEI Nelson Mandela, ajudou as crianças da Educação Infantil a enxergarem seus próprios cabelos de maneira mais positiva. Foto: Roberto Setton

Você já se olhou no espelho? Sim, eu sei que você escova os dentes todos dias (é bem importante para a saúde bucal, aliás), mas imagino que esse momento passe bem rápido. Minha pergunta é se você já se olhou no espelho pra valer: parou, observou os traços, a cor de pele, seus cabelos… Você gosta do que vê? Que histórias as suas marcas de expressão revelam? E o que elas dizem sobre os seus antepassados?

No Mês da Consciência Negra, o NOVA ESCOLA BOX desta semana chega com caixas repletas de sugestões inspiradoras para refletir sobre como a imagem dos negros foi construída ao longo da história brasileira - e como essa construção afeta a autoestima das crianças e adolescentes.

As crianças gostam de se olhar no espelho. Mas isso pode ser difícil para crianças negras ou de cabelos crespos. Porque elas se olham e não veem ali o que se vende por aí como “bonito” e “fofo” em uma criança. Pois era o que acontecia na sala da professora Priscilla, da EMEI Nelson Mandela, em São Paulo, destaque da caixa de Educação Infantil desta semana. Ela ouvia de meninas de 4 anos que se achavam “feias” e diziam ter “cabelo ruim”.

Então, ela resolveu tentar mudar isso, e incluiu em seu projeto sobre a sambista Leci Brandão (citada pela turma como uma mulher negra inspiradora) uma sequência de atividades inteiramente dedicada a melhorar a autoestima da turma. Na caixa que preparamos, você encontra um relato da prática de Priscila, fotos e sugestão de atividade, além de um minie-book com biografias de quatro mulheres negras escolhidas pela turma da professora. Tem ainda uma playlist com todos os sambas que as crianças ouviram durante o projeto, pra você escutar com seus pequenos também.

Se as crianças negras já têm dificuldade para lidar com sua autoimagem, imagine os adolescentes. E a própria escola não ajuda. Na maior parte das vezes, os negros aparecem nos livros de história na condição de escravizados. A caixa de Ensino Fundamental 2 traz caminhos para mudar isso. Você encontra indicações de como fazer isso em História e Geografia, além de outros materiais de referência.

E tem mais

A caixa de Ensino Fundamental 1 mostra como e quando a ortografia deve ser trabalhada nessa etapa. Foto: Jo Padovan

Ah, mas ainda sobrou espaço para outro assunto: ortografia. A caixa de Ensino Fundamental 1 traz a história da professora Priscila de Medeiros, que encontrou um jeito de trabalhar a escrita correta das palavras, sem decoreba de regras. Além de detalhes das atividades, para você se inspirar, separamos também um e-book com textos de formação sobre o ensino de gramática.

Como acessar o Nova Escola Box

Os assinantes já têm acesso liberado a partir de seu login em nosso site, através do menu principal. Na página principal do produto, você terá acesso a todas as informações de que precisa, além de acesso às caixas das três etapas: é só clicar aqui. E se você ainda não é assinante, confira nossos planos aqui.

Tags

Guias