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Em escolas de Educação Infantil das redes municipais e estaduais, em geral, o uso de caderno de tarefas não é comum. Os conteúdos são construídos em sala de aula, de acordo com os temas os projetos previstos no planejamento. A criança pode ser estimulada a colher mais informações em casa, com o auxílio dos pais. De qualquer forma, essas atividades são complementares e não dependem de registros. Já nas escolas particulares, é maior o número de professores que indica o uso de cadernos de tarefas para crianças a partir de 4 anos. Ainda assim, as atividades de casa não precisam seguir formalizações tão rígidas quanto as exigidas no Ensino Fundamental. O professor pode pedir desenhos ou pesquisas ligados ao que a a turma ouviu em sala, por exemplo. As cobranças em relação ao material entregue devem ser sempre negociadas, e a lição pode ser quinzenal ou semanal. Trabalhar na criança o senso de responsabilidade e o exercício de autonomia em relação ao próprio material escolar colabora para que ela aprenda a se organizar.


Consultoria de Vera Cristina Figueiredo, formadora de professores da Educação Infantil, e Denise Milan Tonello, orientadora pedagógica do Colégio Miguel de Cervantes, ambas em São Paulo, SP. Pergunta enviada por Adriana Santos Silva, Camaragibe, PE.


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