Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

Então é novembro, e o que você fez?

POR:
Paula Peres
Crédito: Duda Oliva

Olá!

Aqui na Nova Escola, temos uma contagem indicando o número de semanas que faltam para o recesso de fim de ano. Fui apurar a informação em tempo real e neste momento faltam sete para nosso merecido descanso anual.

Marlúcia Brandão, coordenadora pedagógica que escreve em Nova Escola Gestão, também fez a contagem regressiva da escola dela: para eles, faltam 30 dias letivos para as férias!

Na escola, o mês de novembro é o mês em que começa a correria. Fechamento de bimestre, conselho de classe, tudo isso misturado com o planejamento dos eventos de final do ano e de como vai ser o ano seguinte (nós também vamos passar por isso por aqui, em breve a gente conversa melhor). É fácil se perder ou se estressar com tantos afazeres.

Neste texto, Marlúcia coloca na ponta do lápis (ou ponta dos dedos, se a gente for pensar na escrita do computador) tudo o que precisa ser evidenciado para que haja um bom fechamento de ano escolar. Ela passa pela avaliação do que foi planejado e executado até aqui, da gestão financeira da escola à aprendizagem dos alunos. Preparado para fazer o seu check-list? Confira aqui.

Educação Física: nota 5

Fala a verdade: você frequentava as aulas de Educação Física quando era estudante? Eu odiava, era péssima em todos os esportes e evitava ao máximo participar das atividades. Só participava quando meu professor dizia que precisava ter algo para avaliar (e dar nota). Confesso que boa parte da minha recusa em ir às aulas era vergonha de ter minhas péssimas habilidades expostas para os meus amigos. Essa semana, a caixa de Ensino Fundamental 1 é toda dedicada justamente à Educação Física e à relação dela com a autoestima dos alunos. Se você ainda não viu, clique aqui para ver.

Além disso, ainda há conteúdos de leitura para os pequenos da Educação Infantil e uma caixa feita com muito carinho com conteúdos interdisciplinares sobre a Amazônia para aplicar com alunos do Fundamental 2.

E se você perdeu as caixas de alguma semana anterior, não se preocupe: todas elas ficam disponíveis para o assinante acessar quando quiser, aqui.

Um abraço e até semana que vem,

Paula Peres
Nova Escola