Compartilhe:

Jornalismo

Jogos educacionais podem ajudar estudantes a superar o medo de errar

Aprendizagem depende também da autoconfiança do aluno, que ele acredite ser capaz de realizar as tarefas. Entenda como ajudá-los nesse desafio

PorSilvio Henrique Fiscarelli

25/10/2019

Aluna usa o computador com ajuda da professora em uma sala de aula
Foto: Getty Images

É muito comum atribuirmos as dificuldades de aprendizagem dos estudantes a fatores extraescolares como as políticas educacionais, suas condições socioeconômicas e familiares, bagagem de valores, experiências e vivências que se chocam com as práticas de ensino na escola. Estes aspectos, sem dúvida, influenciam o processo educacional. No entanto, gostaria de chamar a atenção para um outro aspecto que, muitas vezes, passa desapercebido dentro da sala de aula: o medo de errar dos alunos.

Todos os professores, provavelmente, já se deparam com aquilo que parece ser uma “indiferença” ou “preguiça” do aluno frente as atividades propostas durante a aula. Estão ali, mas não fazem o exercício e esperam que seja corrigido para copiar a resposta, por exemplo. É claro que existem exceções, mas esse comportamento pode ser classificado como medo de errar. Na verdade, o medo não é do erro, mas das consequências do erro.

LEIA MAIS  “Habilidades socioemocionais são tão importantes quanto os rankings”

Do ponto de vista do aluno, essas consequências podem ser externas, por exemplo, expor sua condição de não saber fazer uma determinada atividade para o professor e outros alunos. O medo de errar também gera consequências de caráter interno, quando o aluno, constatando seu erro, se sente inferior aos outros por não saber realizar uma determinada tarefa. Ou seja, o medo das consequências do erro leva à insegurança, ansiedade e displicência. O medo de errar leva o aluno a querer “fugir” da situação e, nestas condições, começa a importunar os colegas e a realizar ações que não têm relação com a atividade proposta. Uma recente pesquisa realizada na Universidade de Maryland aborda a “ansiedade social”, um transtorno que atinge crianças e jovens que temem que seus erros sejam percebidos em situações sociais (BUZZELL et al, 2017).

A aprendizagem depende, em grande parte, de uma autoconfiança do estudante. É preciso que ele acredite ser capaz de realizar as tarefas, evitando assim, o sentimento de desânimo e de frustração (Bandura et al, 2008). Esta autoconfiança vai influenciar fortemente no interesse, na persistência e no esforço dispensado à realização das atividades. Kuhl (2000), chama atenção para um fenômeno denominado volição, que é um fator distinto da motivação, pois segundo o autor, a motivação é responsável pelo interesse e desejo inicial, enquanto a volição é responsável pela manutenção do interesse, das intenções e da ação planejada para atingir os objetivos. Podemos pensar que existe uma relação entre motivação e volição pois, para dispor-se a realizar uma tarefa, os alunos precisam ter um certo grau de motivação. Contudo, para se manterem engajados na tarefa e não se dispersarem, precisam também de um certo grau de volição. O medo de errar atua diminuindo a volição, que é fundamental para que o aluno se mantenha envolvido e crie oportunidades para a aprendizagem.

LEIA MAIS Na Matemática, o erro é um bom companheiro

Poderia continuar dando outros exemplos e situações, mas acho que os argumentos são suficientes para mostrar que o medo de errar é um elemento a ser considerado dentre as chamadas dificuldades de aprendizagem.

Durante a pesquisa com uso de tecnologia em uma escola do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de Araraquara, no interior do estado de São Paulo, temos observado que o uso dos recursos tecnológicos pode levar a uma diminuição do medo de errar. De início, destaco o fato de que a maioria dos alunos não percebem as atividades realizadas no computador como uma forma de julgamento de suas competências e habilidades, fato que os deixa menos apreensivos em engajar-se nas tarefas. O caráter lúdico das atividades ameniza o peso dos erros que possam vir a cometer, pois, para o aluno, a participação e o processo de interação tornam-se mais importantes do que resultado final propriamente dito.

Os jogos educacionais, quando elaborados de maneira adequada, podem levar os alunos a perceberem que o erro pode fazer parte do processo, que ele pode refletir porque errou, tentar corrigir e continuar. Outro aspecto interessante é o fato de os alunos identificarem suas características individuais de uma maneira mais natural: alguns são mais rápidos no teclado, outros têm mais habilidade com o mouse; alguns terminam primeiro, outros demoram mais para chegar ao fim. Ou seja, é uma forma de entenderem que apresentar dificuldades em um ou outro aspecto de uma tarefa é algo absolutamente normal. Embora a pesquisa esteja em andamento, considero os indícios apresentados como princípios interessantes de como a tecnologia pode ajudar os alunos a superar, mesmo que parcialmente, o medo de errar. 

Silvio Henrique Fiscarelli é mestre e doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (Unesp) e professor na mesma instituição

 

Para saber mais

Bandura, A.; Azzi, R. G. & Polydoro, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BUZZELL et al. A Neurobehavioral Mechanism Linking Behaviorally Inhibited Temperament and Later Adolescent Social Anxiety.Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, volume 56, número 12, 2017 disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0890856717317732

Kuhl, J. The volitional basis of personality systems interaction theory: application in leasing and treatment contexts. Internationl Journal of Educational Research, 2000.

continuar lendo

Veja mais sobre

Últimas notícias