Capes abre inscrições para o programa Ciência é 10

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Local: Brasil
Inscrições encerradas

Detalhes da oportunidade

Crédito: Getty Images

Professores de Ciências que dão aulas para turmas do 6° ao 9° ano já podem se inscrever para o programa Ciência é 10, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo da formação é melhorar a qualidade das aulas de Ciências nas escolas públicas.

As inscrições deverão ser feitas diretamente nos sites das 19 instituições de ensino superior federais e estaduais participantes, que definem, com editais próprios, o prazo final das inscrições. Ao todo são 3.920 vagas distribuídas entre 125 municípios espalhados por todas as regiões do país (veja aqui a lista de cidades contempladas)

O curso de especialização lato sensu será dividido em três módulos, com uma carga total de 480 horas. A formação ocorre na modalidade a distância e está dividida em  quatro eixos temáticos (vida, ambiente, universo e tecnologia) baseados no estímulo do ensino por investigação.

O início das aulas acontecerá em fevereiro de 2020 através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema da Capes para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal. 

A estimativa do Ministério da Educação é alcançar mais de 400 mil alunos do Ensino Fundamental por meio do Ciência é 10. Neste link está a lista das instituições participantes e os respectivos links para inscrição e editais.