Hoje quase não teve newsletter
PorPaula Peres
10/10/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula Peres
10/10/2019
Olá!
Como foi a sua quinta-feira, professora?
Por aqui, muitas reuniões e demandas novas, além das que já estavam comigo desde o início da semana. Para completar, tomei café demais e ultrapassei a barreira da “cafeína que acorda” para a “cafeína que me deixa com muita energia e completamente sem foco no trabalho”.
O dia passou e eu rendi muito aquém do que deveria. Houve um momento em que eu mal sabia por onde começar a cumprir minhas tarefas e pequenos desentendimentos estavam tomando grandes proporções no meu humor. Precisei parar, respirar fundo, fazer um chá que foi presente de uma amiga querida e aceitar que a maioria das coisas ficaria para o dia seguinte, e eu focaria nas que precisavam ser entregues hoje. Entre elas, esse texto.
É hora da inteligência emocional entrar em jogo
Percebi que meu estresse não estava me fazendo bem, e também não ajudava a melhorar o ambiente dos meus colegas de equipe. Identificar e avaliar os próprios sentimentos e dos outros é uma habilidade que pode ser aprendida, chamada de “inteligência emocional”. Este texto da nossa colaboradora Débora Garofalo explica um pouco melhor a inteligência emocional e traz uma sugestão de atividade que pode ser feita em grupo com os alunos para debater colaboração e empatia.
Por falar em colaboração, você já parou para pensar se a democracia é um valor vivido na prática na sua escola? Ou é apenas uma palavra bonita defendida no Projeto Político Pedagógico e nos discursos? As regras estabelecidas, por exemplo, foram impostas ou combinadas? Qual é o espaço que os estudantes têm para se manifestar? Este artigo mostra como a democracia é um valor pouco vivido nas escolas (e o que pode ser feito para mudar o quadro).
Apresentado por PALAVRA ABERTA | ||
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA JÁ Em uma sociedade cada vez mais conectada, é importante que seus alunos saibam produzir, interpretar e refletir sobre conteúdos que chegam diariamente pela internet. Veja aqui como você pode ajudá-los nesse processo. |
||
Um abraço,
Paula Peres
Repórter de Nova Escola
Últimas notícias