Paula Salas Jornalista formada na Faculdade Cásper Líbero. Trabalhou em uma startup de comunicação, na Diretoria Regional de Educação e hoje faz parte da equipe do site. Se apaixonou por Educação ainda na escola quando foi educadora voluntária por três anos em um projeto de EJA. É venezuelana, vegetariana e apaixonada por cultura pop.

Não precisa fingir que você sabe

POR:
Paula Salas
Crédito: Duda Oliva

Olá, tudo bem? 

A newsletter da semana começa com uma pergunta (mas é para ser sincero!): você já fingiu que sabia o que era algo, porque parecia ser uma coisa muito básica? Preciso confessar que eu já. Depois, fui correndo na internet entender do que a pessoa estava falando. Está tudo bem não saber de tudo, mesmo que todo mundo pareça saber ou que seja um conceito básico para quem é do ramo. Sinceramente, eu acho que muitas vezes esses são os mais difíceis, porque ninguém sabe exatamente o que significa aquilo, apenas tem uma noção que vai passando para a frente (e mudando de uma pessoa para outra).

Por isso, queremos dar um passo atrás e responder a pergunta “o que é?”. Para começar, que tal entender o que é a pedagogia Waldorf?. A metodologia comemora neste mês 100 anos e é conhecida por acabar com as notas e provas. A primeira escola Waldorf foi inaugurada na Alemanha em 1919 e chegou ao Brasil em 1956. Atualmente, 88 escolas brasileiras adotam a pedagogia e, no ano passado, uma faculdade Waldorf também começou a preparar professores com base nos ensinamentos de Rudolf Steiner, fundador da corrente pedagógica. 

Você pode não concordar com esse modelo, mas não há dúvidas de que a pedagogia Waldorf impactou a Educação. Por isso, entenda do que se trata a metodologia e saiba o que é antroposofia, euritmia e antropologia evolutiva

O que é, o que é?
Nas próximas semanas, a prova do Saeb será aplicada. Você sabe tudo sobre a avaliação? Entenda o que é a prova, o que ela avalia, quem participa, quais as novidades e outras informações. Não deixe de conferir o conteúdo para não ter que fingir que sabe da próxima vez que alguém falar sobre a avaliação ;)

Um abraço,

Paula Salas
Repórter de NOVA ESCOLA e NOVA ESCOLA GESTÃO