Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

A lenda urbana do piso salarial

POR:
Paula Peres

Olá!

Invariavelmente, quando a Nova Escola publica matérias sobre o Piso Nacional Docente (algo que está previsto em lei e é o famoso “mínimo esperado” das redes), professores aparecem nos comentários das redes sociais pra dizer que recebem um valor abaixo do que está previsto no reajuste. Mesmo nas vagas e oportunidades que publicamos diariamente, é comum que os salários oferecidos sejam menos do que a lei do Piso Nacional recomenda. Por que isso acontece?

Alessandra Gotti, nossa colaboradora que escreve sobre questões jurídicas na Educação, explica neste texto que, segundo estimativas, só 45% dos mais de 5 mil municípios que temos no Brasil cumprem a lei do Piso. Ela também mostra como o cálculo do reajuste do piso salarial é feito e como isso impacta na atratividade da carreira de professor. Leia o texto na íntegra aqui.

Cabeça, ombro, joelho e pé

Eu já era grandinha quando essa música fez sucesso. Ouvia por tabela, por conta do meu irmão mais novo. E quando vi essa lista de planos de aula da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2 para trabalhar o corpo humano, a música veio na minha cabeça na hora. As sugestões de aula vão desde massagem no corpo do amiguinho até mapear o caminho que o sangue faz em nosso corpo. Clique aqui para dar uma olhada.

Apresentado por VITALK
COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO?

A Vitalk entende como é importante cuidar da saúde emocional dos educadores. Por isso, eles estão oferecendo uma conversa com sua Inteligência artificial, a Viki, para ajudar a cuidar da sua saúde mental através de conversas programadas sobre rastreamento de humor, estresse, ansiedade e insônia. Tudo acontece por meio do Facebook Messenger, e a Viki foi treinada por profissionais de saúde e comunicadores para acompanhá-lo nas questões do dia a dia com dicas, exercícios e um ótimo papo! Que tal experimentar? 

Um abraço,

Paula Peres
Repórter de Nova Escola

Tags

Guias