Instituto Sidarta oferece sete cursos de formação para educadores

Instituto Sidarta
Local: Cotia, SP
Inscrições encerradas

Detalhes da oportunidade

Crédito: Getty Images

O Instituto Sidarta, localizado na cidade de Cotia, está com inscrições abertas para alguns de seus cursos de formação de professores, o “Trilhas Formativas”. Desde 1998, o instituto tem como objetivo a criação de pontes entre saberes para promover impactos na Educação. As aulas começam a partir do dia 28 de setembro e os valores vão de 240 reais até 960 reais. 

Os cursos do Trilhas Formativas são pagos, mas professores e educadores da rede pública possuem condições especiais. Confira as opções, datas e horários:

28/09 e 05/10 - Das 8h às 12h
Ser Gestor ou Escolher Estar Gestor - Os desafios de gerir escolas inovadoras e disruptivas - Com Claudia Siqueira, diretora Pedagógica
A proposta desta formação é compartilhar ideias para consolidar uma educação inovadora e consistente. Claudia Siqueira convida para um estudo que tira a instituição “Escola” do lugar comum e a promove para um espaço de pesquisa.

28/09 e 05/10 - Das 8h às 12h
desArMANDO A MATEMÁTICA: a estratégia de cálculo mental em sala de aula - Com Maitê Fracassi, do Programa Mentalidades Matemáticas e professores da equipe
Nesta formação, os participantes irão refletir sobre como as “Conversas Numéricas” auxiliam alunos na compreensão mais profunda das quatro operações e, desta forma, ampliam suas estratégias de cálculo.

28/09 e 05/10: das 8h às 12h; 04/10: das 7h30 às 16h30
Como preparar os alunos para trabalhar em grupo - Com Telma Scott, do Programa Ensino para Equidade, do Instituto Sidarta, e professores da equipe
O trabalho em grupo, quando bem planejado e organizado, traz muitos benefícios para a aprendizagem. Nestes encontros, os participantes identificarão habilidades necessárias para o trabalho em grupo e vivenciarão atividades que propiciam a construção desses comportamentos.

05/10 - das 8h às 12h
PALAVRAS MÁGICAS: #1 a jornada do narrador - Com Denise Schnyder, coordenadora de Artes 
O objetivo desta formação é despertar no participante um caminho criativo para a contação de histórias para diferentes faixas etárias. A importância do cultivo da imaginação e da narratividade frente aos desafios contemporâneos será discutida e abordada na formação.

05/10 - das 8h às 12h
Espaço Educador - Como repensar e reconstruir os ambientes para potencializar a infância - com Priscila Okino, coordenadora de Educação Infantil
O espaço pode ser considerado como o terceiro educador, sendo um grande aliado da família e da escola na garantia de infância de qualidade às crianças. São muitos aspectos e desafios que envolvem a construção do espaço educador. Neste curso, refletiremos sobre esses pontos, conhecendo o percurso de transformação dos espaços da educação infantil do Sidarta. 

05/10 - das 8h às 12h
Metodologias Ativas - Com Jô Fortarel, coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
A Metodologia Ativa busca estimular a proatividade dos estudantes a partir de seu envolvimento com práticas complexas, individuais e coletivas que contenham elementos criativos e levem a tomadas de decisão. Essas estratégias propiciam que o aluno observe e avalie a realidade de forma curiosa, investigativa e transformadora.

26/10 e 09/11: das 8h30 às 16h
Oficina: Práticas de Mentalidades Matemáticas – desenvolvendo atividades abertas, criativas e visuais - Com Telma Scott, do Programa Mentalidades Matemáticas
A proposta é trazer para o participante atividades matemáticas que sejam abertas, criativas e visuais, e discutir sua aplicabilidade em sala de aula.

Caso haja interessem em se inscrever para algum dos cursos, acesse e preencha esse formulário online ou entre em contato diretamente com o instituto através do telefone (11) 4612-2711 ou pelo e-mail rsvp@sidarta.org.br