Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Conte | Cara educadora


Por: Lívia Perozim

A dor (e a delícia) de mudar

Encaramos o desafio de descobrir com os educadores como inovar e melhorar a aprendizagem

Na vida real, lidamos o tempo todo com tecnologias e questões que nos exigem integrar múltiplas capacidades. Quando estamos em sala de aula, porém, lutamos contra a tentação de nos ater a aulas expositivas e de separar a aprendizagem em caixinhas de conhecimento. As razões para essa dicotomia rendem grandes teses, mas trago uma que me é capital. 

Como é difícil mudar a forma com a qual trabalhamos! 

Divido esse sentimento com vocês, caros leitores, porque durante a elaboração desta edição sobre STEAM (sigla em Inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) estamos também “cocriando” com os educadores. E esses dois processos são muito semelhantes. 

Explico: o Steam, como você lerá na matéria de capa, é uma abordagem pedagógica que parte da investigação e da participação ativa dos alunos na busca e integração de diferentes áreas. Na prática, trata-se de uma forma de solucionar um problema, colocando o aluno no centro da aprendizagem e contando com diferentes visões. 

Há três meses, a NOVA ESCOLA se lançou ao desafio de descobrir juntamente com educadoras e educadores uma ferramenta digital que os ajude a inovar e melhorar a aprendizagem da turma. Formamos um time multidisciplinar, com gente vinda do jornalismo, da pedagogia, do marketing, do design, de negócios e de tecnologia. Tivemos de deixar de lado nossas verdades e expertise para resolver o problema de quem quer que seu aluno aprenda. Tropeçamos algumas vezes e sofremos com a ansiedade de criar algo totalmente novo, mas agora está batendo aquela sensação de time unido e aprendizagem. Em breve, vocês conhecerão o resultado desse trabalho. Ao cocriar, mudamos – bastante – a nossa forma de trabalhar. E foi difícil. Adotar um método como o STEAM também tem seus desafios. Mas a experiência mostra que vale a pena enfrentá-los. 

Deixo aqui um convite: venha com a NOVA ESCOLA nessa jornada de descoberta. Participe pelas nossas redes sociais ou me escreva no e-mail abaixo. Está sendo incrível para a gente. Vai ser também para você e para os seus alunos.

Lívia Perozim é editora de NOVA ESCOLA livia@novaescola.org.br 

Foto: Lucas Magalhães/NOVA ESCOLA