Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

Não adianta fingir que não viu

POR:
Paula Peres

Olá!

Imagine que você está dando uma aula de algum conteúdo muito difícil, que a turma não conseguiu pegar de primeira. Todos estão cansados, e você vê de canto de olho que dois alunos estão implicando com um colega - de forma agressiva. O que fazer? Atrasar ainda mais o conteúdo? Fingir que não viu nada para não causar com a turma? “Sempre digo aos professores que eles precisam se antecipar. Já sabem que esse problema existe em todas as escolas e que eles são parte da solução”.

Quem dá esse chacoalhão é o pesquisador José Maria Avilés Martínez, doutor em Psicologia e professor da Universidade de Valladolid, na Espanha. Para ele, o professor sempre tem algumas opções na mão quando se depara com uma situação de agressão ou bullying. A pior delas seria fingir que nada aconteceu. “Ele também pode fazer uma pausa, pontuar a gravidade do acontecimento e informar que ao final da aula precisará conversar com os envolvidos”, diz José Maria, ou interromper a aula de vez e transformá-la em uma resolução coletiva desse conflito. O conteúdo que espere. Quem decide como vai lidar com essa situação inevitável é você, professor. Mas é sempre bom saber que, não importa qual seja sua decisão, ela vai passar uma mensagem aos seus alunos.

Para ler a entrevista completa do pesquisador que é conhecido mundialmente pelas pesquisas pioneiras sobre bullying e cyberbullying, acesse aqui.

BNCC e Saeb juntos?

Isso é possível! Uma nova funcionalidade nos planos de aula de Matemática da Nova Escola relaciona as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Assim, se você tem turmas que vão fazer o exame esse ano e não sabe como organizar seu planejamento para atender os dois documentos, pode ter o trabalho facilitado pela ferramenta. Confere aqui!

Você viu?

Uma pesquisa do Todos Pela Educação mostrou que a formação a distância de professores dobrou nos últimos sete anos: a cada 10 alunos matriculados na graduação em 2017, seis eram em cursos EaD. Veja a reportagem completa.

Um abraço e até amanhã,

Paula Peres
Repórter de NOVA ESCOLA

Tags

Guias

Tags

Guias