Passeios em Minas Gerais

POR:
NOVA ESCOLA
Guia de passeios culturais no Brasil
Minas da Passagem, MG. Foto: Divulgação

Minas da Passagem

Uma das maiores minas de ouro abertas para visitação do mundo, de onde foram retiradas cerca de 35 toneladas do minério desde sua fundação, no início do século 18. A aventura começa já na descida para as galerias subterrâneas: o visitante sobe em um trolley que percorre 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade. Ali, depara-se com um belo lago natural. O local conta também com um museu, cujo acervo contém peças da época do ciclo do ouro em Minas Gerais.

Como ir A mina fica a apenas 7 km da cidade de Outro Preto e 5 km de Mariana, na Rua Eugênio Eduardo Rapallo, s/nº, Passagem de Mariana. Abre às segundas e terças, das 9h às 17h, quartas a domingos, das 9h às 17h30.

Informações tel. (31) 3557-5000 ou (31) 3557-5001, site: www.minasdapassagem.com.br.


 

Museu Inhotim, MG. Foto: Divulgação

Museu Inhotim

Uma bela combinação de museu de arte contemporânea e natureza, tem acervo com cerca de 500 peças entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais. As obras são exibidas em galerias espalhadas pelo Parque Ambiental do Inhotim.

Como ir Situado em Brumadinho, a 55 km de Belo Horizonte, Rua B, 20, Inhotim. Funcionamento: às quartas, quintas e sextas, das 9h30 às 16h30, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Informações tel. (31) 3227-0001, site: www.inhotim.org.br.


Mercado Central de Belho HOrizonte. Foto: Divulgação

Passeio: Mercado Central de Belo Horizonte
Uma mistura de religiosidade, cultura popular, tradição e contemporaneidade fazem do Mercado Central de Belo Horizonte um dos cantinhos mais aconchegantes da cidade. O espaço tem corredores estreitos nos quais se encontra de tudo: queixos, doces, cachaças, ervas, artesanatos, comidinhas. Seu galpão ocupa um quarteirão inteiro do Centro de Belo Horizonte, na avenida Augusto de Lima.
Preço: Gratuito
Informações aqui


Reserva Natural Matutu

Dezenove propriedades formam a Reserva Particular do Patrimônio Natural. No passeio você vai encontrar muita mata nativa, araucárias e vegetação típica da Mata Atlântica. Uma cooperativa vende queijos, mel e produtos integrais. Disponível serviço de guias que levam os turistas para trilhas que terminam nas cachoeiras e passeios a cavalo.
Como chegar: Vale do Matutu, 17 Km, Aiuruoca/MG
Informações aqui


Parque Nacional do Caparaó

Localizado em uma das partes mais altas da região Sudeste, entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó abriga importantes formações como os Picos da Bandeira, do Cruzeiro e do Cristal. O Parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como o mono-carvoeiro, o lobo-guará e o veado-campeiro.
Acesso: Por Minas Gerais, portaria a 3 Km de Alto Caparaó. Pelo Espírito Santo, a portaria fica a 9 Km de Pedra Menina, distrito a 26 Km de Dores do Rio Preto.
Informações aqui


Passeio: Caminho da Luz

Há séculos, a trilha que liga a cidade de Tombos (MG) ao Pico da Bandeira era percorrida por índios. O trajeto, conhecido como Caminho da Luz, tem 200 Km e foi retomado por aventureiros que visitavam o local. O passeio, que pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta, dura quatro dias e inclui paradas em hotéis e restaurantes.
Preço: Não informado.
Informações aqui


Museu da loucura

Instalado em um manicômio construído por volta de 1920, parte do prédio ainda funciona como hospital psiquiátrico. O acervo reúne fotos, equipamentos para tratamentos, além de pinturas e desenhos feitos pelos internos.
Como chegar: BR 265, Km 05, Barbacena MG (anexo ao Hospital Psiquiátrico).
Preço: Gratuito
Informações aqui


Centro Cultural Oi Futuro

O espaço abriga o Museu das Telecomunicações, o Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna e uma galeria de arte. As mais diversas expressões artísticas convivem no Oi Futuro em Belo Horizonte, em permanente interface com as novas mídias, presentes na programação dos espetáculos, performances, exposições e debates.
Preço: Gratuito
Endereço: Avenida Afonso Pena, 4001 - Mangabeiras, Belo Horizonte/ MG
Informações aqui


Passeio: Complexo Arquitetônico da Pampulha

Construído na década de 1940, ao redor de uma das mais belas lagoas urbanas do país, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é formado pela Casa do Baile, Igreja de São Francisco de Assis, Museu de Arte e Iate Tênis Clube. Projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek, as construções foram um marco na arquitetura moderna brasileira.
Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16 585, Pampulha, Belo Horizonte/ MG
Preço: 2 reais
Informações aqui

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias