Curso gratuito apresenta a teoria da relatividade de Einstein

Universidade de São Paulo
Local: São Paulo, SP
Inscrições encerradas

Detalhes da oportunidade

Equação da equivalência massa–energia desenvolvida por Einstein e que faz parte da teoria da relatividade. Crédito: Pexels

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre a teoria da relatividade, de Einsten. Mas saber o que ela é ou mesmo conseguir explicar já é bem mais difícil, não é? Os interessados em saber mais sobre ela podem participar do curso gratuito “A relatividade de Einstein: espaço, tempo e memória”, que acontecerá na capital paulista.

O curso começa em 4 de setembro e é dividido em quatro encontros, sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, no Centro Universitário Maria Antonia, localizado na rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque. Quem ministrará as aulas será a professora Fabiana Kneubil, doutora em Ensino de Física pela USP, e pós-doutora pela Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. Segundo ela, o curso se propõe a explorar porque a relatividade é a teoria mais famosa do mundo e quais são suas consequências.

A programação é a seguinte:

4 de setembro: O universo físico clássico; teorias e as regras do jogo na física; noções de espaço.

11 de setembro: A noção de tempo e a sincronização de relógios; relógios em movimento e o jogo da relatividade; eventos; os absolutos e as transformações de Lorentz.

18 de setembro: Velocidade da luz, tempo próprio, simultaneidade e causalidade

25 de setembro: Massa e energia; curvatura do espaço-tempo; buraco negro; novas estruturas do universo relativístico

São ofertadas 85 vagas, sujeitas à seleção, com prioridade aos professores da rede pública. Participantes que obtiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação. Informações e inscrições pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5213.