Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes oferece bolsa para estudos no país

Fundação Alexander von Humboldt
Local: Alemanha
Inscrições encerradas

Detalhes da oportunidade

Berlim, Alemanha. Crédito: Pixabay/CiscoLlo 

Já pensou em estudar na Alemanha? Caso esse seja o seu sonho, fique atento nesta oportunidade. Estão abertas as inscrições para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes (German Chancellor Fellowship). O programa  é uma oportunidade oferecida pela Fundação Alexander von Humboldt (AvH) para jovens talentos impulsionarem suas carreiras com um incentivo financeiro para capacitação profissional e pessoal na Alemanha. Além disso, o projeto conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilitando, assim, a oportunidade aos bolsistas de apresentarem o resultado de seus projetos pessoalmente a chanceler alemã Angela Merkel.

A bolsa é destinada a jovens pesquisadores do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e dos Estados Unidos e concede aos seus beneficiários a chance de realizar um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha. Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para estudarem em uma das áreas de seu interesse: política, economia, mídia, administração ou cultura.

Para se inscrever é preciso possuir formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão, apresentar uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa. 

As inscrições para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes podem ser feitas até o dia 15 de setembro. A data de início do programa para os selecionados nesta edição é o dia 1° de outubro do ano seguinte (2020). Encontre mais informações aqui.