Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Professor, descubra novos caminhos para formação continuada em Tecnologias

É fundamental pensar na formação continuada acompanhada da tecnologia, pois as mudanças afetam diretamente a forma de aprender e ensinar

POR:
Débora Garofalo
Crédito: Getty Images

Eu acredito que, como educadores, seremos sempre aprendentes. Quando penso na tecnologia como alavanca para a aprendizagem, acho que a formação continuada é essencial para fazer de cada professor um líder, a peça primordial do processo de Educação. É o professor que realiza a mediação entre o conhecimento e os estudantes. Portanto, temos de desenvolver a mentalidade para exercer a aprendizagem ao longo da vida.

Alfabetização na prática: qual é o melhor método? Alfabetização na prática: qual é o melhor método?

Para que nós, professores, possamos desenvolver a mentalidade da aprendizagem ao longo da vida, precisamos trabalhar alguns pontos. 

LEIA MAIS   Metodologias ativas: veja como elas favorecem o aprendizado

Vencer Desafios: Superar dificuldades diários, adequar-se a novos tempos, com o hábito de regular e adaptar as mudanças e ações dos alunos, aperfeiçoando novas habilidades para ensinar e inovar no processo pedagógico.

Quer saber mais sobre alfabetização? Acesse aqui!

Inovar para atingir resultados de aprendizagem: Criar ideias inovadoras para mediar o aprendizado dos estudantes a atingir resultados na sua aprendizagem individual e colaborativa.

Atuar como eternos estudantes: Educadores são exemplos para os seus alunos, portanto precisam praticar o que ensinam, incentivando os estudantes a se tornarem aprendentes para toda a vida.

Neste cenário, é fundamental pensar na formação continuada acompanhada da tecnologia, principalmente porque essas mudanças afetam diretamente a forma de aprender e ensinar. Pensando nisso, trouxemos algumas possibilidades para você, professor, se inspirar e incluir na sua agenda a formação continuada. Vamos lá?

LEIA MAIS   Metodologias ativas: 12 estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos

Para se inspirar

Há diversas maneiras de aperfeiçoar a prática docente. Para começar é importante compreender um pouco mais sobre as tendências digitais que envolvem o pensamento computacional, letramento midiático, entre outros eixos de aprendizagem. 

Para melhorar a articulação entre teoria e prática e investir em sua formação continuada, confira a seguir um apanhado para colocar em sua lista de prioridades: 

Vídeo aulas

Da mesma maneira que acontece com os estudantes, vídeos aulas são uma opção também para a formação continuada de professores. 

Sala de aula 3.0  aborda dicas de como usar ferramentas digitais. Atenção para programas (softwares) que abordam o pensamento computacional como Scratch e Code Org.

Para explorar mais o pensamento computacional, procure conhecer a comunidade do Scratch e assistir a programas como o Programaê, que traz dicas de como trabalhar em sala de aula.

Letramento Midiático

O Instituto Palavra Aberta em parceria com o Google.org criou um programa para capacitar e engajar professores no processo de Educação Midiática e incentivar a sua prática em sala de aula, o EducaMídia – Programa de Educação Midiática. Vale a pena conhecer a iniciativa, que traz de forma lúdica a importância deste trabalho em sala de aula.

O Instituto Alana também apresenta programas que podem ser incorporados às aulas como o Território do Brincar e Video Camp - este último é uma plataforma online e gratuita que viabiliza exibições púbicas de filmes, curtas-metragens e vídeos como forma de democratizar o acesso à cultura e informação. Conhecer esse repertório ajudará o professor a trabalhar com diversos temas, com abordagem real para discutir na sala de aula.

Leitura

Quer compreender um pouco mais sobre práticas educacionais contemporâneas mais ativas? Faça o download gratuito Práticas ativas para não esquecer mais, que envolve rotinas de pensamento e metodologias ativas, viabilizado pelo Geekie. Trata-se de importante passo para entender novas metodologias, tirando o aluno da passividade e trazendo-o para o centro do processo de aprendizagem. 

Educação Criativa: multiplicando experiências de aprendizagem está disponível para download gratuito ou leitura online. O livro reúne 14 textos que abordam temas diversos como criação e o uso de jogos em sala de aula, pensamento computacional, produção de vídeos, fotografia e recursos educacionais abertos (REA). Leva a assinatura de André Luiz, Alice Raabe, Alex Sandro Gomes, Ig Ilbert Bittencourt e Taciana Pontual.

E você, querido professor, como cuida da sua formação continuada. Conte aqui nos comentários.

Um abraço,

 

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.