Passeio no Distrito Federal

POR:
NOVA ESCOLA
Guia de passeios culturais no Brasil
Banco Central do Brasil, Museu de Valores - Brasília - DF. Foto: Divulgação

Museu de Valores, Brasília

Criado pelo Banco Central, o museu reúne cédulas, moedas, documentos, peças e curiosidades que mostram o valor do dinheiro em diferentes contextos históricos.

Como ir O Museu de Valores fica no Banco Central, SBS Quadra 3, Bloco B, 1º subsolo. Abre terça a sexta, das 10h às 17h30, sábado e domingo, das 14h às 18h.

Informações tel. (61) 3414-2093, site: www.bcb.gov.br/?MUSEU.


Memorial JK. Foto: Divulgação

Memorial JK

O Memorial JK é um museu na cidade de Brasília projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah. Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.
Preço: 4 reais
Informações aqui


Palácio do Itamaraty. Foto: Divulgação

Palácio Itamaraty
O local é sede do Ministério das Relações Exteriores, possui obras de arte clássicas e modernas. Na sala dos Tratados fica a mesa de jacarandá na qual a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Perto dela, na sala D. Pedro I, há uma tela de Debret que retrata a coroação do imperador. Oferece visitas guiadas.
Preço: Gratuito
Como chegar: Acesso pelo eixo monumental (Explanada dos Ministérios)
Informações aqui


Congresso Nacional. Foto: Divulgação

Construção Histórica: Congresso Nacional

Maior símbolo de Brasília, os dois prédios interligados têm aos pés três dos elementos arquitetônicos mais famosos do país: a rampa central do Congresso e as duas cúpulas laterais, uma côncava (Câmara) e outra convexa (Senado). As sessões da Câmara e do Senado começam às 14 horas e podem ser acompanhadas a partir das galerias.
Como chegar: Acesso pela Praça dos Três Poderes
Preço: Gratuito
Informações aqui


Centro Cultural Banco do Brasil

O prédio da unidade de Brasília do Centro Cultural Banco do Brasil, projeto por Niemeyer, tem uma das melhores programações culturais da cidade, tudo a preços populares. Há teatro, cinema e exposições gratuitas e temporárias de arte.
Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22
Preço: Gratuito
Informações aqui


Caixa Cultural de Brasília

O espaço é composto de cinco galerias, que abrigam exposições temporárias. Ao lado, o turista encontra o edifício-sede da Caixa, que abriga o Átrio dos Vitrais - 24 painéis de vidro criados pelo alemão Lorenz Heilmar.
Endereço: Setor Bancário Sul, quadra 04, lote ¾
Preço: Gratuito
Informações aqui


Praça dos Três Poderes

Cercada pelos prédios do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal, a enorme calçada abriga marcos da capital federal, como a escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi. Lá ficam também o Espaço Oscar Niemeyer, com desenhos do arquiteto. Próximo do Supremo Tribunal Federal, o Espaço Lucio Costa exibe os esboços do Plano Piloto, feitos pelo arquiteto, e uma maquete da capital.
Preço: Gratuito
Informações aqui


Passeio: Catedral metropolitana

Um dos projetos mais conhecidos de Oscar Niemeyer, tem 16 pilares curvados que se fecham no topo para depois se abrirem em pontas espetadas na direção do céu. Construída abaixo do nível do solo, a igreja revela-se maior por dentro do que se presume por fora.
Preço: Gratuito
Informações aqui


Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias