Passeio no Ceará

POR:
NOVA ESCOLA
Guia de passeios culturais no Brasil
Centro Dragão do Mar. Foto: Jarbas Oliveira

Centro Dragão do Mar

O complexo dedicado a atividades culturais tem um pouco de tudo: Museu de Arte Contemporânea, Memorial da Cultura Cearense, teatro, auditório para espetáculos musicais, salas de cinema e até planetário.

Como ir O Centro fica na R. Dragão do Mar, 81, em Fortaleza. Abre de terça a sexta, das 8h30 às 21h30. Aos sábados e domingos,  funciona das 14h30 às 21h30.

Informações tel. (85) 3488-8600, site: www.dragaodomar.org.br.


Monumento Natural das Falésias. Foto: Divulgação

Monumento Natural das Falésias
Na caminhada, o turista passa por paredões de areia. A beleza da paisagem é decorrência de sua irregularidade - relevo, cor e forma mudam rapidamente. A trilha é formada por fendas dentro das falésias, causadas pela erosão. O passeio não necessita de guias, apesar de haver muitos por lá.
Como chegar: Acesso pela Praia de Morro Branco, Beberibe/ CE
Preço: Gratuito
Informações aqui


Centro Histórico de Aquiraz

Comece pela igreja Matriz São José de Ribamar, com pinturas do século 19, visite o Museu Sacro São José de Ribamar, na antiga Casa de Câmara e Cadeia, que expõe imagens do século 18. Depois, visite o Mercado das Artes.
Preço: Gratuito
Informações aqui


Mercado da Carne
Construído no século 19, outrora centro comercial da cidade, impressiona o visitante pela particular técnica de construção, a qual prima pelo o uso da carnaúba e do tijolo adobe. Sua parte central, conhecida como epicentro era o local de comercialização da carne, a harmonia geométrica da armação do telhado deixa transparecer o caráter arrojado do estilo, suscitando o interesse dos mais conceituados arquitetos e engenheiros. Os antigos pontos comerciais, situados na parte externa, foram durante décadas, o coração do comércio da cidade, fato que perdurou até o tombamento do prédio em 1988. Atualmente encontra-se ali instalado uma espécie de "centro cultural", onde funcionam várias oficinas de artes e ofícios, além da biblioteca pública do município.
Preço: Gratuito
Informações aqui 


Museu Sacro São José de Ribamar

Outro momento importante é a antiga casa de Câmara e Cadeia iniciada no século 18 e concluída no ano de 1877. Atualmente o prédio sedia o Museu Sacro São José de Ribamar , fundado em 1967 sendo considerado o primeiro Museu Sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste. Seu acervo compõe-se de mais de 600 peças de caráter religioso datadas dos séculos XVII , XVIII e XIX, alusivas à fé do povo cearense.
O antigo sobradão tem sua arquitetura original bastante conservada, pode-se observar as grades das antigas selas no pavimento inferior, e o assoalho reforçado com vigas de carnaúba na parte superior onde antes funcionava a câmara, o fórum e a prefeitura municipal. A peça mais importante do acervo é uma cruz processional de prata cinzelada datada do século 18, herança dos jesuítas que estiveram em Aquiraz.
Preço: Gratuito
Informações aqui

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias