Passeio na Bahia

POR:
NOVA ESCOLA
Guia de passeios culturais no Brasil
Museu de Arte Moderna da Bahia. Foto: ARTUR IKISHIMA

Museu de Arte Moderna da Bahia

Maior museu de arte moderna do Nordeste, expõe quadros, esculturas, gravuras e tapeçarias. Entre os artistas que integram o acervo estão Carybé, Tarsila do Amaral e Portinari.

Como ir O museu fica em Salvador, na Av. Contorno, s/n°. Funcionamento: terça a domingo, das 13h às 19h, e sábados, das 13h às 21h.

Informações tel. (71) 3117-6139, site:  www.mam.ba.gov.br.


Nacional da Chapada Diamantina. Foto: Divulgação

Nacional da Chapada Diamantina

Localizada no coração da Bahia, a Chapada é entrecortada por montanhas, chapadões, gerais, rios, corredeiras, cachoeiras, cavernas e poços naturais. São impressionantes as paisagens que se revelam ao longo das trilhas e os efeitos especiais que a natureza reserva, como as cachoeiras de tons avermelhados. Para conhecer bem a chapada, é necessário no mínimo uma semana.
Preço: Gratuito
Informações aqui


Galeria de Arte e Memória. Foto: Divulgação

Galeria de Arte & Memória

Além de um museu a céu aberto, a Galeria oferece um panorama da arte contemporânea baiana com um jardim de esculturas e um espaço para exposições. Um charmoso café compõe o ambiente agradável e único. O espaço é dividido em três partes: logo na entrada, ruínas de antigas casas de pedra viraram salas de exposição ao ar livre, onde estão as peças usadas no garimpo. O segundo espaço é composto pela galeria das esculturas e das exposições temporárias. No final da visita, o turista encontra uma loja de artesanatos e o café.
Endereço: Rua Luís dos Santos - Igatu/ BA
Preço: 2 reais
Informações aqui


Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Descoberto em 1503 pelo italiano Américo Vespúcio. O parque inclui o parcel dos Abrolhos, com recifes de coral, as ilhas Redonda, Siriba, Guarita, Sueste e Recife dos Timbebas. As ilhas têm formação vulcânica e estão a cerca de 70 Km da Costa da Bahia. Só é permitido desembarcar na ilha de Siriba com monitores do Instituto Chico Mendes. Nela, chega-se perto de aves marinhas. Certifique-se de que a agência escolhida por você oferece um instrutor por pessoa durante os mergulhos e se as embarcações encontram-se em bom estado de conservação.
Onde: Caravelas/ BA
Preço: Gratuito
Informações aqui


Passeio: Gruta Torrinha

Há três percursos possíveis para percorrer a gruta, mas é no segundo e no terceiro que estão as formações mais raras. E é por causa delas que a Torrinha é considerada uma das grutas mais completas do país. A caminhada começa tranquila e chega á estreita "passagem francesa", na qual é preciso se espremer entre as pedras para chegar à segunda sala. Lá ficam a flor da aragonita e a representação do rosto de Cristo, no teto, formada pela água. O terceiro e mais pelo salão apresenta elictites (formações que partem do teto e se voltam para cima, desafiando a gravidade). A visita é sempre acompanhada por guias.
Preço: De 20 a 40 reais.
Informações aqui


Passeio para Lagoa Azul, gruta do Sumidouro e Pedras Brilhantes

Localizada no cerrado baiano, Barreiras abriga um paraí¬so ecológico formado por rios, corredeiras, cachoeiras, veredas, serras e vales. Lago de águas claras, cercado de paredões rochosos. Na gruta, o nível de água muda constantemente. Nas pedras brilhantes, há pinturas rupestres.
Como chegar: Acesso pela estrada para S. Desidério, 39 Km, Barreiras/ BA
Preço: Gratuito
Informações aqui


Rua do Mucugê
Uma das ruas de passeio mais simpáticas do Nordeste, a rua do Mucugê passou de uma estrada de terra que ligava um vilarejo à praia. Além de restaurantes, bares e pousadas há lojas de roupas, bijuterias e empórios para os turistas fazerem suas compras.
Endereço: Rua do Mucugê s/n, Centro, Mucugê - Arraial d?ajuda, BA
Preço: Gratuito
Informações aqui

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias