Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Governo francês oferece bolsa parcial para graduação e pós-graduação no país

Na pós, a taxa anual cai de 3.770 para 243 euros

POR:
Nairim Bernardo
Torre Eiffel em Paris. Crédito: Pixabay

A Embaixada da França no Brasil, através do programa “Bienvenue en France”, anunciado no final de 2018 por Édouard Philippe, primeiro-ministro francês, oferecerá mais de 60 bolsas parciais aos brasileiros que desejem se candidatar a vagas em universidade públicas francesas em níveis de pós-graduação (Master) e graduação (Licence).

O benefício corresponde a uma exoneração parcial das taxas universitárias anuais, que no caso de estudantes de pós cai de 3.770 euros para 243. Entretanto, é importante salientar que as bolsas não preveem a cobertura de outros gastos, como a tarifa do procedimento de candidatura ou pré-consular, taxas consulares, seguros, passagens aéreas, etc.

Para selecionar os estudantes contemplados com a bolsa, a comissão avaliadora levará em conta a excelência acadêmica através da análise dos históricos escolares, testes de proficiência, currículo e motivações dos candidatos.

Aqueles que realizaram a sua candidatura pela plataforma “Études en France” já estão concorrendo e não precisam realizar nenhum procedimento complementar. Já os estudantes que realizaram as candidaturas diretamente nas instituições ou via plataforma Parcoursup deverão enviar seus dossiês pré-consulares, na plataforma do programa, até as 17 horas do dia 9 de junho de 2019.

Saiba quem pode se candidatar

  • Candidatos de nacionalidade brasileira ou nacionalidade estrangeira residentes no Brasil
  • Candidatos que tenham se candidatado a qualquer uma das instituições sob a tutela do Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa e Inovação (veja a lista completa aqui):
    - na categoria de “Formation Initiale” em qualquer um dos anos da Licence [primeiro ano (L1), segundo ano (L2) ou terceiro ano (L3)] e Master [primeiro ano (M1) ou segundo ano (M2)].
    - candidatos ao diploma DUT (primeiro e segundo ano).
    - candidatos ao Diploma de Engenheiro nos níveis L3, M1 e M2 do diploma (Bac+3, Bac+4, Bac+5).

Leia o edital completo do programa Études en Frence aqui, em português. 

Em caso de dúvidas, escreva uma mensagem para o seguinte e-mail: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br

Tags

Guias

Tags

Guias