Editais abertos para bolsas de doutorado e ensino de Português nos EUA

A iniciativa é voltada para professores universitários, estudantes de doutorado ou recém formados em Letras

POR:
Nairim Bernardo
Cidade de Nova York cheia de prédios vista a partir da baía
Cidade de Nova York. Crédito: Diego Dacal/Flickr

A Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas para cinco programas para intercâmbio nos Estados Unidos. Estudantes e professores brasileiros podem se candidatar para receber bolsas de estudos em universidades norte-americanas.

A iniciativa é voltada para professores universitários, estudantes de doutorado ou recém formados em Letras e tem como objetivo promover o entendimento mútuo entre Brasil e Estados Unidos.

O período de intercâmbio ocorre durante o ano acadêmico dos Estados Unidos de 2020/2021, geralmente de agosto/setembro de 2020 até maio/junho de 2021. A duração das bolsas varia entre cerca de quatro meses para professores e nove meses para estudantes.

Alguns dos benefícios oferecidos, de acordo com a bolsa, são: bolsa mensal de acordo com a localidade da instituição americana, passagem aérea internacional, auxílio instalação, auxílio para participação de eventos acadêmicos/científicos nos EUA (após aprovação) de até US$ 2.000, treinamento intensivo de inglês (se aplicável).

Os editais abertos no momento são para:

Doutorado Sanduíche nos EUA: 30 vagas de nove meses de duração.

Foreign Language Teaching Assistant (FLTA): 20 vagas para licenciados em Letras que desejem ensinar Português em universidades norte-americanas.

Interessados devem se inscrever até o dia 28 de julho de 2019. Acesse o site da Fulbright Brasil, leia o edital de seu interesse e candidate-se.